OBJETIVO:
Atualizar os participantes quanto à correta apuração do Imposto de Renda e demais tributos (CSLL, PIS, COFINS), nas operações de compra, venda, incorporação, desmembramento, permuta e desapropriação de unidades imobiliárias, em operações praticadas por pessoas físicas e jurídicas, com em fase ao cumprimento das obrigações acessórias, dentre elas a DIMOB – Declaração das Operações Imobiliárias e a DOI – Declaração de Operações Imobiliárias.
PROGRAMA:
1. Introdução ao Sistema de Contabilidade Imobiliária;
2. Equiparação de Pessoa Física e Pessoa Jurídica - condições, rotinas contábeis e tributárias, obrigações;
3. Sociedade em Conta de Participação - SCP;
4. Sociedade de Propósito Específico - SPE;
5. Patrimônio de Afetação;
6. Consórcio de Empresas;
7. Condomínio;
8. Análise geral da Instrução Normativa 84/79 e alterações:
9. Conceitos Básicos;
10. Registro e Controle de Estoques de Imóveis;
11. Formação de custo de obra (custos pagos, incorridos, orçados e contratados);
12. Contabilização dos custos;
13. Apuração e contabilização do resultado das vendas à vista e a prazo;
14. Diferença entre o custo orçado e o curso realizado - tratamento fiscal e contábil;
15. Contabilização e tratamento tributário dos juros e atualização monetária nos contratos de vendas a prazo;
16. Permuta de Imóveis - tratamento contábil e tributário;
17. Tributação do Patrimônio de Afetação das incorporações imobiliárias – Lei 10.931/04;
18. DIMOB e DOI;
19. Apuração do IRPJ, CSLL, do PIS e da COFINS nas operações imobiliárias;
20. Crimes de Ordem Tributária.
INSTRUTOR:
EVARLEY DOS SANTOS PEREIRA - Consultor Jurídico, Contador-Tributarista, Auditor, Professor, Perito Judicial, Ex-Gerente da filial COAD-MG, Pós Graduado em Planejamento Tributário, Auditoria e Gestão Tributária, especialista em tributos federais, estaduais e municipais, apresentador e instrutor de inúmeros cursos, seminários e palestras para entidades como Conselhos Regionais de Contabilidade, Sindicato de Contabilistas em Minas Gerais, SENAI, FIEMG, Escola de Lideres FIEMG, SESCOOP, SINDUSCON-MG, SENAC, SEBRAE, AMIS, Revistas Fiscais Verbanet, Informare e COAD, assessor de empresas e autor de trabalhos.
VALOR:
R$300,00 - associado
R$400,00 - não associado
OBS: Com o objetivo de oferecer oportunidade para todos os nossos associados, as inscrições estão limitadas a dois participantes por empresa, enquanto houver disponibilidade de vagas.