OBJETIVO:
O curso visa fornecer aos participantes informações necessárias para a implantação, operação e fechamento de uma estrutura de compras e suprimentos (material, importações, serviços e equipamentos), através de uma abordagem teórica-prática e de estudos de caso.
PÚBLICO ALVO:
Estudantes dos cursos de Engenharia: Civil, de Produção, Ambiental, de Telecomunicações, Bioenergética, além de arquitetos, administradores de empresas e demais profissionais que se interessem pelo gerenciamento de aquisições (compras nacionais e internacionais) em um projeto de engenharia e arquitetura.
PROGRAMA:
Funcionamento dos processos de aquisições segundo o PMI (Project Management Institute); desenvolvimento e implementação de uma estrutura de compras em um projeto; condução e avaliação de processos de aquisição, inclusive sob a ótica tributária; administração de contratos sob a ótica dos processos abordados; condução e avaliação de pleitos e pedidos de ressarcimento; encerramento de contratos.
1. Planejamento dos Contratos e Aquisições
1.1 Estrutura organizacional necessária para atender às compras
1.2 Definição das especificações. Uso da Tecnologia da Informação
1.3 Análise do Mercado Fornecedor
1.4 Fluxo de Caixa e Compras
2 - Preparação dos Contratos e Aquisições
2.1 Análise de FAZER ou COMPRAR
2.2 Análise de ALUGAR ou COMPRAR
2.3 Seleção dos Fornecedores por Linha / Tipos de Produtos
2.4 Preparação dos documentos de Compras
2.5 Definição dos Tipos de Contrato e Garantias
2.6 Análise e Detalhamento das Especificações
2.7 Elaboração de Cronograma para Recebimento de Propostas e Reuniões Técnicas
3 - Obtenção das Propostas
3.1 Avaliação das Propostas Técnicas/Comerciais
3.2 Definição dos Itens a serem Negociados ou Reorçados
3.3 Tributos em Compras
4 - Seleção dos Fornecedores
4.1 Planejamento das Negociações
4.2 O processo de Negociação
4.3 Elaboração de novo cronograma e novo fluxo de caixa
4.4 Fechamentos das operações de Compras
5 - Gerenciamento dos Contratos e Compras
5.1 Elaboração dos contratos
5.2 Coordenação e Acompanhamento dos Contratos e Cronogramas
5.3 O papel do Diligenciador
5.4 Contratos e o Novo Código Civil
5.5 Pleitos: Como rebater
5.6 Cláusulas Punitivas
6 - Encerramento dos Contratos e Aquisições
6.1 Aceitação Provisória e Definitiva
6.2 Como tratar sobras / sucatas de obra / projetos / resíduos
6.3 Encerramento administrativo
6.3 Aspectos Legais
7 - Exercícios e Práticas
7.1 Casos Reais
7.2 Modelos e situações genéricas
INSTRUTOR:
JOÃO ANTÔNIO DE ALMEIDA JÚNIOR - Engenheiro Civil (UFMG), Administrador de Empresas (UNESA), MBA em Gerenciamento de Projetos (FGV). Possui 15 anos de experiência na indústria da construção civil nas áreas decontratos,aquisições,orçamentação,auditoria,análisee elaboração de claims.
VALOR:
R$330,00 - associado
R$430,00 - não associado
OBS: Com o objetivo de oferecer oportunidade para todos os nossos associados, as inscrições estão limitadas a dois participantes por empresa, enquanto houver disponibilidade de vagas.