Sinduscon – MG

VAGAS ESGOTADAS! CURSO: BÁSICO PARA FORMAÇÃO DE COMPRADORES, ANALISTA DE SUPRIMENTOS E RESPONSÁVEIS PELA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS/SUBEMPREITEIROS

Data de 21 a 24/08/2012

Local Auditório Sinduscon-MG

Horário das 18h às 21h30

Valor(Associado) R$

Valor(Não Associado) R$

OBJETIVO: O curso visa fornecer aos participantes informações necessárias para a implantação, operação e fechamento de uma estrutura de compras e suprimentos (material, importações, serviços e equipamentos), através de uma abordagem teórica-prática e de estudos de caso. PÚBLICO ALVO: Estudantes dos cursos de Engenharia: Civil, de Produção, Ambiental, de Telecomunicações, Bioenergética, além de arquitetos, administradores de empresas e demais profissionais que se interessem pelo gerenciamento de aquisições (compras nacionais e internacionais) em um projeto de engenharia e arquitetura. CONTEÚDO: Funcionamento dos processos de aquisições segundo o PMI (Project Management Institute); desenvolvimento e implementação de uma estrutura de compras em um projeto; condução e avaliação de processos de aquisição, inclusive sob a ótica tributária; administração de contratos sob a ótica dos processos abordados; condução e avaliação de pleitos e pedidos de ressarcimento; encerramento de contratos. 1. Planejamento dos Contratos e Aquisições 1.1 Estrutura organizacional necessária para atender às compras 1.2 Definição das especificações. Uso da Tecnologia da Informação 1.3 Análise do Mercado Fornecedor 1.4 Fluxo de Caixa e Compras 2 - Preparação dos Contratos e Aquisições 2.1 Análise de FAZER ou COMPRAR 2.2 Análise de ALUGAR ou COMPRAR 2.3 Seleção dos Fornecedores por Linha / Tipos de Produtos 2.4 Preparação dos documentos de Compras 2.5 Definição dos Tipos de Contrato e Garantias 2.6 Análise e Detalhamento das Especificações 2.7 Elaboração de Cronograma para Recebimento de Propostas e Reuniões Técnicas 3 - Obtenção das Propostas 3.1 Avaliação das Propostas Técnicas/Comerciais 3.2 Definição dos Itens a serem Negociados ou Reorçados 3.3 Tributos em Compras 4 - Seleção dos Fornecedores 4.1 Planejamento das Negociações 4.2 O processo de Negociação 4.3 Elaboração de novo cronograma e novo fluxo de caixa 4.4 Fechamentos das operações de Compras 5 - Gerenciamento dos Contratos e Compras 5.1 Elaboração dos contratos 5.2 Coordenação e Acompanhamento dos Contratos e Cronogramas 5.3 O papel do Diligenciador 5.4 Contratos e o Novo Código Civil 5.5 Pleitos: Como rebater 5.6 Cláusulas Punitivas 6 - Encerramento dos Contratos e Aquisições 6.1 Aceitação Provisória e Definitiva 6.2 Como tratar sobras / sucatas de obra / projetos / resíduos 6.3 Encerramento administrativo 6.3 Aspectos Legais 7 - Exercícios e Práticas 7.1 Casos Reais 7.2 Modelos e situações genéricas INSTRUTOR: JOÃO ANTÔNIO DE ALMEIDA JÚNIOR - Engenheiro Civil (UFMG), Administrador de Empresas (UNESA), MBA em Gerenciamento de Projetos (FGV). Possui 15 anos de experiência na indústria da construção civil nas áreas decontratos,aquisições,orçamentação,auditoria,análisee elaboração de claims. VALOR: R$300,00 - associado R$380,00 - não associado OBS: Com o objetivo de oferecer oportunidade para todos os nossos associados, as inscrições estão limitadas a dois participantes por empresa, enquanto houver disponibilidade de vagas.