Sinduscon – MG

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE GESTORES - 1º MÓDULO: GESTÃO DE PERFORMANCE

Data 22 e 23/06/2012

Local Auditório Sinduscon-MG

Horário das 8h às 18h

Valor(Associado) R$

Valor(Não Associado) R$

OBJETIVOS DO PROGRAMA: 1.Preparar os participantes para melhor compreender o papel e competências do líder e gestor, e o seu impacto no resultado empresarial. 2.Compreender a dinâmica do gestor e da liderança na rotina no desempenho das equipes e no alcance dos resultados organizacionais. METODOLOGIA DO PROGRAMA: 1.No desenvolvimento do programa serão utilizados meios e recursos didáticos adequados a cada momento, englobando atividades em grupo, exercícios, vivências e exposição dialogada. Ao total serão quatro módulos (Gestão de Performance, Gestão de Pessoas, Gestão Econômica e Financeira e Gestão de Processos). 2.Os conteúdos serão trabalhados com a preocupação de traduzir o seu significado e suas implicações para empresas de engenharia, deslocando a reflexão do campo teórico para uma análise objetiva da realidade da empresa e dos desafios dos profissionais envolvidos. 3.Aulas presenciais com utilização de vídeos, dinâmicas, exercícios e estudos de caso aplicados ao negócio. 4.Utilização da metodologia PBL; Aprendizado baseado em problemas. 1º MÓDULO: GESTÃO DA PERFORMANCE: OBJETIVO: Capacitar para a elaboração e análise da performance por meio de indicadores de tendência e resultados. CONTEÚDO: 1.A definição de objetivos de curto, médio e longo prazos; 2.A priorização dos objetivos, metas e respectivos indicadores; 3.Como balancear os objetivos, metas e indicadores nas diversas áreas de resultados; 4.A elaboração do painel de bordo: estratégico, tático e operacional. COORDENAÇÃO DO PROJETO E RESPONSABILIDADE TÉCNICA: PROF. MSC. RICARDO ALMEIDA ABDALA TITULAÇÃO: Doutorando em inteligência competitiva com ênfase na utilização de redes sociais e comportamento do consumidor. Mestrado em Engenharia da Produção; ênfase em Gestão de Negócios e Marketing. Pós-Graduado em Administração da Qualidade e Produtividade. Extensão em Metodologia do Ensino Superior. Administrador de Empresas, 1986. FORMAÇÃO COMPLEMENTAR: Membro do Núcleo de Pesquisas Aplicadas da Universidade de Paris IV; Sorbonne, França, desde 2006. Palestrante Convidado pela Universidade de Salzburg, desde 2006. Inteligência Competitiva. ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Professor Associado e Coordenador Técnico do Curso de Especialização - Ênfase em Gestão de Negócios, da Fundação Dom Cabral. Executivo de Empresas nacionais e multinacionais, com grande vivência de mercado e conhecimentos aplicados ao ambiente empresarial. Coordenador Técnico de Programas de Especialização in company; com Ênfase em Negócios em empresas como: Ima e Emater, Coca Cola (Curitiba, Porto Alegre e Minas Gerais), MBR, Cia Siderúrgica de Tubarão; Mittal Tubarão, Consórcio de Hospitais Brasília (Amil), Hospital Sírio Libanês. Coordenador Técnico do Programa PAEX; Parceiros para Excelência da Fundação Dom Cabral, de 2002 a 2008; onde desenvolveu planejamento Estratégico em mais de 30 empresas. Pesquisador há mais de 12 anos, atendendo organizações como a Fundação Dom Cabral, Fundação João Pinheiro, FATEC; Câmara de Dirigentes Lojistas, Centro Universitário UNA e outras Instituições de Ensino no Brasil e no exterior. Há 15 anos atua como Diretor e Consultor da Indicador Consultores Associados, atendendo empresas como Construtora Castor, Construtora Marka, SPL Engenharia, Asacop, Torres Miranda Arquitetura , Fuji Photo Film do Brasil, Boticário, Fundação de Rotarianos de São Paulo, Tim, OI, Marisol - Lilica e Repilica, Sérgios Calçados, Sebrae, Cineart, Drogaria Santa Marta, Google, Governo do Estado, entre outras. Assessor da Presidência da Fiemg e responsável pela implementação do Planejamento Estratégico da FIEMG 1990; Vários projetos, como o Cresce Minas, que proporcionaram um forte crescimento para as Indústrias do Estado de Minas Gerais, tendo como recente reflexo o crescimento de 9% em 2008, acima dos patamares dos demais estados. VALOR: R$ 785,00 - associado R$ 985,00 - não associado OBS: Com o objetivo de oferecer oportunidade para todos os nossos associados, as inscrições estão limitadas a dois participantes por empresa, enquanto houver disponibilidade de vagas.