Sinduscon – MG

Curso: Representante da Direção (RD)

Data 28 e 29 de setembro de 2010

Local Auditório do Sinduscon - MG

Horário 09:00 às 18:00 horas

Valor(Associado) R$

Valor(Não Associado) R$

REQUISITOS: Para melhor aproveitamento deste curso, é recomendável a demonstração de conhecimentos básicos dos requisitos da norma ISO 9001:2008. PÚBLICO ALVO: RDs (Representante da Direção), Gerentes, Executivos que almejam a implementação; e Profissionais envolvidos na manutenção e na melhoria do Sistema de Gestão da Qualidade com foco de agregar de valor para o negócio e para a organização. OBJETIVOS: - Capacitar os participantes para o desempenho da função de Representante da Direção conforme item 5.5.2 da ISO 9001:2008. - Orientar profissionais para atuarem de forma efetiva e pró-ativa no papel de representante da direção (RD), de modo que esta função não gere conflitos entre profissionais, áreas e no trabalho rotineiro de implementação, manutenção e controle contínuo dos processos do Sistema de Gestão da Qualidade; - Explorar o papel do representante da direção (RD) e as atividades sob sua responsabilidade, capacitando-o no planejamento e gestão das rotinas essenciais do sistema da qualidade. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: - Conceituando RD - Representante da Direção (Gestores da qualidade); - A importância de conhecer todo o sistema da qualidade; - Compreensão do papel do Representante da Direção dentro da organização; - A inter-relação e comunicação: alta direção e demais níveis de gestão; - Perfil desejado para um bom RD; - Atribuições do RD; - O RD e as Normas ISO; - Diferenças entre a ISO 9001:2008 e o SiAC PBQP-H; - A correta abordagem de gestão por processos; - Mapeamento de processos; - Análise Crítica de Processos; - Aplicação e gerenciamento do ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act) tornando eficiente a resolução de problemas pertinentes a gestão do sistema; - Ferramentas para a manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade; - Como manter equipes a fim de alcançar os objetivos da qualidade; - Construindo Indicadores; - Acompanhando a evolução de todo o sistema da qualidade; - A auditoria interna do Sistema de Gestão da Qualidade; - Coordenação do contrato de certificação; - Método para solução de problemas; - Melhoria Contínua - Como o SGQ pode oferecer ganhos reais para uma organização; - O papel do RD na Auditoria de Certificação. EXERCÍCIOS: Análise de situações reais MATERIAL DE APOIO: Os participantes receberão a informação e documentos necessários para o seguimento do curso. INSTRUTORA: Sônia Evaristo de Souza - Psicóloga, Consultora Organizacional para implantação de Sistemas de Gestão da Qualidade, Auditora líder.