Sinduscon – MG

Cobrança e Inadimplência

Data 26/10/2018

Local Auditório Sinduscon-MG

Horário das 08h30 às 17h30

Valor(Associado) R$ 300.00

Valor(Não Associado) R$ 380.00

OBJETIVOS

Objetivo Geral: a temática desse tema traz, intrinsecamente, a complexidade e sensibilidade das relações humanas, o que demanda a abordagem, de forma sucinta, de assuntos oriundos de diversas áreas do conhecimento. Não se mostra viável a percepção e o enfrentamento de questões relativas à Cobrança e Inadimplência sem, contudo, buscarmos conceitos de outras áreas tais como a Administração, Economia, Direito, etc. Dentro da área jurídica, será necessário valer-se de conceitos das Relações de Consumo, do Direito Civil, do Direito Empresarial, Responsabilidade Civil do Fornecedor de Serviços e Produtos, além de conceitos correlatos à Conciliação e Mediação Extrajudicial e Judicial de Conflitos. Isso sem prejuízo de efetuarmos brevemente uma análise das jurisprudências relativas ao Direito.

Feitos tais apontamentos e considerando a densidade do assunto, a prosposta do “Curso Cobrança e Inadimplência” é, sem a pretensão de esgotar o assunto, ofertar ao aluno os conhecimentos essenciais e primordiais bem como disponibilizar aos participantes os fundamentos suficientes e imprescidinveis para a busca da efetividade e alta produtividade na análise e recuperação de crédito e prevenção/redução de inadimplência.

Objetivos Específicos: capacitar o participante para desenvolver parâmetros e estratégias destinados ao recebimento com menor custo e melhor ganho comercial, identificando soluções negociais e jurídicas para os casos de inadimplência. 

PÚBLICO-ALVO: analistas de crédito; de recuperação e todos os profissionais interessados em adquirir uma visão global do negócio de crédito.

PROGRAMA:

A inadimplência do mercado atual e os Reflexos da Crise Econômica.

- Informações cadastrais: O ponto de partida.

- Impacto do processo de crédito e cobrança nos procedimentos do Setor de Contas a Receber: o problema da efetividade.

- Gerenciamento de riscos: da prevenção à Lucratividade.

- O perfil mau pagador: Como identificar? Como abordar?

- Da interatividade setorial: Comunicação entre setores empresariais e terceirizados como meio de prevenir prejuízos e demandas judiciais.

- Técnicas de negociação aplicada à inadimplência por carta, por telefone, negociação pessoal, fator tempo, fator custo e terceirização, fator moral e as limitações do Código de Defesa do Consumidor;

- Da Terceirização dos Setores de Cobrança: responsabilidades legais do tomador de serviços.

- Protesto e Negativação em cadastros de restrição ao crédito;

- Aspectos Jurídicos dos Títulos e Contratos;

- Características operacionais e Jurídicas do cheque;

- A composição amigável;

- Cobrança Judicial: Aspectos gerenciais das principais ações.

INSTRUTOR:

ALAN MOISÉS GASPAR - bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG, pós-graduado em Direito Processual pela PUC Minas e pós-graduando em Direito Imobiliário pela Escola Paulista de Direito/EPD. Empresário do ramo imobiliário atuando em leilões judiciais e extrajudiciais de imóveis e automóveis. Tem formação como Documentalista Imobiliário e atua como advogado especializado em Direito Imobiliário. Sócio Proprietário do Escritório Moisés e Borges Advogados Associados e da MB Comércio e Participações Imobiliárias. Consultor e parecerista em Direito Civil, tendo o Direito Imobiliário como subespécie. Membro da Comissão de Direito Imobiliário da OAB/MG. Autor do E-Book "O Manual da Imobiliária: Guia prático e simplificado de abertura e revitalização de imobiliárias”, o qual serviu de supedâneo e lastro à elaboração da presente proposta de curso.

OBSERVAÇÕES:

O Sinduscon-MG reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o curso/evento.

A inscrição somente será efetivada após o pagamento do boleto bancário, até a data de vencimento ou confirmação do cartão de crédito.

Caso não haja o quórum mínimo para realização do curso ou o cancelamento do evento, o participante será comunicado por e-mail e/ou telefone, num prazo de 24 horas antes da realização do mesmo, com a devolução do respectivo valor da inscrição.

Será devolvido o valor integral no caso de cancelamento por parte do participante em até 2 (dois) dias úteis antes da realização do evento, por e-mail (ctreina@sinduscon-mg.org.br). Caso ocorra no dia anterior do evento, o cancelamento implicará na retenção de valor correspondente a 50% (cinquenta por cento) da inscrição. O não comparecimento ou a desistência no dia do evento implicará na perda integral do valor da inscrição.

Pagamento no boleto com 10% de desconto. Cartão de crédito em até 3 vezes sem juros. Aproveite!