Sinduscon – MG

Contabilidade para não Contadores - 5ª Turma

Data 08 e 09/08/2018

Local Auditório Sinduscon-MG

Horário das 08h30 às 17h30

Valor(Associado) R$ 400.00

Valor(Não Associado) R$ 500.00

OBJETIVO: capacitar profissionais usuários da Contabilidade, não contadores, utilizando uma linguagem de fácil assimilação e compreensão, com aplicabilidade dos conceitos teóricos em práticas contábeis, abrangendo técnicas modernas. Será abordado desde o Conceito de Contabilidade até a apuração do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), de acordo com a Lei das Sociedades Anônimas.

PÚBLICO-ALVO: profissionais das áreas de administração, economia e engenharia que necessitam de informações básicas para um melhor gerenciamento eficiente e eficaz na área contábil da empresa.

PROGRAMA:

1. Contabilidade

1.1 Conceito

1.2 Objetivo

1.3 Evolução da Contabilidade

1.4 A Contabilidade no Brasil

1.5 Funções da Contabilidade

1.6 Finalidades da Contabilidade

1.7 A Contabilidade Aplicada

1.8 Áreas de Atuação em Geral

1.9 Áreas de Atuação Específica

1.10 Usuários da Contabilidade

1.11 Os Fundamentos Científicos da Contabilidade

1.12 Princípios Contábeis

2. Patrimônio 

2.1 Conceito

2.1.1 Bens, Direitos e Obrigações

2.1.2 Abordagem Conceitual do Patrimônio

2.1.3 Patrimônio de Pessoa Física ou Jurídica

2.1.4 Abordagem Qualitativa e Quantitativa

2.1.5 Ativo

2.1.6 Passivo

2.1.7 Patrimônio Líquido

2.1.8 Representação Gráfica do Patrimônio

2.1.8.1 Equação Fundamental

2.1.8.2 Variações do Patrimônio Líquido

2.1.9 Capital Próprio e Capital de Terceiros

3. Estruturação e Classificação

3.1 Grupos do Ativo

3.2 Grupos do Passivo

3.3 Grupos do Patrimônio Líquido

3.4 Receitas, Despesas e Resultado

 3.4.1 Receitas

3.4.2 Despesas

3.4.3 Resultados

4 As Contas

4.1 Conceito

4.2 Natureza e Saldo das Contas

4.2.1 Representação Gráfica das Contas

4.3 Lançamentos a Débito e a Crédito das Contas

4.4 Classificação das Contas

4.5 Definição do Plano de Contas

4.6 Atos e Fatos Administrativos

4.7 Modelo do Plano de Contas

5. Escrituração - Método das Partidas Dobradas

5.1 Conceito

5.2 Partidas Dobradas

5.3 Processos de Escrituração

5.4 Livros de Escrituração

6. Lançamentos Contábeis

7. Elaboração de Balancete e Balanço Patrimonial

7.1 Exercícios Práticos: Balancetes e Balanço Patrimonial

7.2 Apuração da Demonstração do Resultado do Exercício - DRE

7.3 Imposto de Renda - Lucro Presumido

7.4 Imposto de Renda - Lucro Real

8. Indicadores da Situação Financeira

8.1 Liquidez Corrente (LC)

8.2 Liquidez Seca (LS)

8.3 Liquidez Imediata (LI)

8.4 Liquidez Geral (LG)

9. Indicadores de Gestão de Recursos

9.1 Giro dos Recursos

9.1.1 Giro dos Estoques Totais (GET)

9.1.2 Giro do Ativo Total (GAT)

9.2 Prazos Médios (PM)

9.2.1 Prazo Médio de Renovação de Estoques (PMRE)

9.2.2 Prazo Médio de Cobrança (PMC)

9.2.3 Prazo Médio de Pagamento a Fornecedores (PMPF)

9.3 Ciclo Operacional (CO)

9.4 Ciclo Financeiro (CF)

9.5 Análise Geral dos Ciclos

9.6 Exercícios dos Indicadores.

INSTRUTOR:

ROBSON BARBOSA - mestrando em Administração de Empresas, Bacharel em Ciências Contábeis, Bacharel em Administração de Empresas, Pós-graduado em Auditoria Externa, Graduado em Licenciatura Plena na Formação de Professores, Consultor Organizacional, Auditor Contábil, Instrutor e Palestrante. Contador da Prefeitura de Catas Altas, ex-Professor no curso de Administração na UNIFENAS-BH e na Faculdade PITÁGORAS. 

OBSERVAÇÕES:

O Sinduscon-MG reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o curso/evento.

A inscrição somente será efetivada após o pagamento do boleto bancário, até a data de vencimento ou confirmação do cartão de crédito.

Caso não haja o quórum mínimo para realização do curso ou o cancelamento do evento, o participante será comunicado por e-mail e/ou telefone, num prazo de 24 horas antes da realização do mesmo, com a devolução do respectivo valor da inscrição.

Será devolvido o valor integral no caso de cancelamento por parte do participante em até 2 (dois) dias úteis antes da realização do evento, por e-mail (ctreina@sinduscon-mg.org.br). Caso ocorra no dia anterior do evento, o cancelamento implicará na retenção de valor correspondente a 50% (cinquenta por cento) da inscrição. O não comparecimento ou a desistência no dia do evento implicará na perda integral do valor da inscrição.

Pagamento no boleto com 10% de desconto. Aproveite!