Sinduscon – MG

ANÁLISE DE RISCO E RETORNO DE EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS + PLANO EMPRESÁRIO, ASSOCIATIVO E OUTRAS OPÇÕES DE FINANCIAMENTO - 2ª Turma

Data 09 e 10/10/2018

Local Auditório Sinduscon-MG

Horário das 08h às 18h

Valor(Associado) R$ 550.00

Valor(Não Associado) R$ 650.00

OBJETIVOS: conhecer as técnicas de mensuração de risco, do custo de capital e do retorno com vistas a sua aplicação para análise de risco & retorno de empreendimentos imobiliários, levando em consideração o impacto do ingresso de capital de terceiros por meio financiamentos. Conhecer o funcionamento do Plano Empresário e do modelo associativo e, também, outras fontes de financiamento de empreendimentos imobiliários (securitização, fundos de investimento, investimento direto etc.), bem como as tendências do pensamento e da análise e condução desses negócios.

PÚBLICO-ALVO: profissionais do setor da construção (especialmente incorporadores, construtores, imobiliárias, escritórios de advocacia, correspondentes etc.) e do setor financeiro (bancos, cooperativas de crédito, seguradoras, gestores de fundos, securitizadoras etc.) que realizem análise de empreendimentos imobiliários.

PROGRAMA:

Módulo 1. Objetivos

Módulo 2. O Mercado Financeiro Imobiliário

2.1. Sistema Financeiro da Habitação (SFH) e Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI);

2.2. Estrutura de Funding e Valores de Captação e Aplicação;

2.3. Cenário Econômico e Demanda Imobiliária.

Módulo 3. O Empreendimento Imobiliário

3.1. Incorporação Imobiliária;

3.2. Principais Atividades e Obrigações do Incorporador;

3.3. Memorial de Incorporação;

3.4. Riscos Associados à Incorporação;

3.5. Estruturas de Incorporação: 3.5.1. Empresa Limitada ou EIRELI ou Sociedade Anônima, 3.5.2. Sociedade em Conta de Participação (SCP), 3.5.3. Sociedade de Propósito Específico (SPE), 3.5.4. Patrimônio de Afetação; 3.6. Prazos da Incorporação; 3.7. Vendas: Tabela de Vendas e Contratos / Compromissos de Venda e Compra; 3.8. Etapas do Empreendimento Imobiliário.

Módulo 4. Técnicas de Risco & Retorno

4.1. Fluxo de Caixa e Fluxo de Caixa Descontado - O valor do dinheiro no tempo;

4.2.  Risco;

4.3.  Custo de Capital: 4.3.1. Capital Asset Pricing Model (CAPM), 4.3.2. Weighted Average Cost of  Capital (WACC);

4.4. Técnicas de Análise de  Investimentos: 4.4.1. Payback, 4.4.2. Valor Presente Líquido (VPL), 4.4.3. Taxa Interna de Retorno (TIR) e Taxa Interna de Retorno Modificada (MTIR), 4.4.4. Risk Adjusted Return on Capital (RAROC).

Módulo 5. Plano Empresário

5.1. Conceito e Modalidades;

5.2. Aspectos Gerais do Produto;

5.3. Fluxo Operacional: 5.3.1. Contratação, 5.3.1.1. Captação do Negócio, 5.3.1.2. Análise de Crédito, 5.3.1.3. Estudo de Viabilidade, 5.3.1.4. Análise Jurídica, 5.3.1.5. Formalização; 5.3.2. Liberação de Parcelas, 5.3.2.1. Acompanhamento da Obra (Vistoria e Medição), 5.3.2.2. Acompanhamento das Vendas (Posição de  Vendas), 5.3.2.3. Acompanhamento das Garantias (Hipoteca e Índice de Liquidez), 5.3.2.4. Acompanhamento Jurídico e Fisco-Tributário, 5.3.2.5. Liberação de Recursos; 5.3.3. Repasse, Amortização e Liquidação, 5.3.3.1. Financiamento aos Compradores Finais, 5.3.3.2. Amortização (VMD – Valor Mínimo de Desligamento) e Quitação, 5.3.3.3. Produtos de Repasse (Repasse Tradicional no Habite-se e Durante a Obra);

5.4. Fluxo de Caixa e Retorno - Estudo de Caso.

Módulo 6. Outras opções de Financiamento

6.1. Linhas de Crédito com Recursos Oficiais: 6.1.1. Histórico da Política Habitacional no Brasil, 6.1.2. Política Nacional de Habitação e Sistema Nacional de Habitação, 6.1.3. Habitação de Interesse Social (HIS), 6.1.3.1. Definição, 6.1.3.2. Requisitos da Habitação de Interesse Social, 6.1.3.3. Tipologias Habitacionais, 6.1.3.4. Necessidades Habitacionais, 6.1.3.5. Ofertas habitacionais, 6.1.3.6. Atuação na Área de habitação de interesse Social, 6.1.4. Programas e Modalidades por Fontes de Recursos;

6.2. Financiamento na Planta (Associativo);

6.3. Securitização de Recebíveis imobiliários;

6.4. Fundos de Investimento (Imobiliário e de Participações);

6.5. Investimento Direto.

Módulo 7. Bibliografia, Legislação e Sites de Interesse. 

INSTRUTOR:

LEONARDO DE PAULA LONGO - Administrador de empresas, com Mestrado pela FGV/EAESP, Especialização em Finanças pelo IBMEC, Extensão em Gestão pela Fundação Dom Cabral e Bacharelado pelas Faculdades do Triângulo Mineiro, é corretor de seguros e corretor de imóveis, trabalhou por 30 anos no Banco do Brasil, onde implantou a área de crédito imobiliário, entre 2006 e 2010. Implantou a carteira de crédito imobiliário do Banco Sicredi (2011–2012) e do Banco Cooperativo do Brasil (2012–2015) e atualmente presta consultoria para o Banco do Estado do Pará na reestruturação da sua carteira de crédito imobiliário. Professor universitário, trabalhou com crédito imobiliário na MinasCaixa e foi instrutor da Escola Nacional de Habitação e Poupança (EN-HAP), sucedida pelo Instituto Brasileiro de Estudos Financeiros e Imobiliários (BRAFI) do qual atualmente é professor, como também da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF) e de outras instituições como a ABBC, ASSBAN–DF, IDP. Atua como consultor na estruturação de operações de captação de recursos no mercado financeiro (Plano Empresário, home equity, capital de giro etc.) e de capitais (securitização) geralmente voltados para empreendimentos imobiliários e built–to–suit e foi Presidente do Conselho de Administração da Coop-Anabb, cooperativa de produção habitacional da Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (ANABB).

OBSERVAÇÕES:

O Sinduscon-MG reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o curso/evento.

A inscrição somente será efetivada após o pagamento do boleto bancário, até a data de vencimento ou confirmação do cartão de crédito.

Caso não haja o quórum mínimo para realização do curso ou o cancelamento do evento, o participante será comunicado por e-mail e/ou telefone, num prazo de 24 horas antes da realização do mesmo, com a devolução do respectivo valor da inscrição.

Será devolvido o valor integral no caso de cancelamento por parte do participante em até 2 (dois) dias úteis antes da realização do evento, por e-mail (ctreina@sinduscon-mg.org.br). Caso ocorra no dia anterior do evento, o cancelamento implicará na retenção de valor correspondente a 50% (cinquenta por cento) da inscrição. O não comparecimento ou a desistência no dia do evento implicará na perda integral do valor da inscrição.

Pagamento no boleto com 10% de desconto. Cartão de crédito em até 3 vezes sem juros. Aproveite!