Sinduscon – MG

Aspectos fundamentais das Incorporações Imobiliárias

Data 31/07/2018

Local Auditório Sinduscon-MG

Horário das 08h às 17h

Valor(Associado) R$ 400.00

Valor(Não Associado) R$ 500.00

OBJETIVO GERAL: aperfeiçoar os negócios bem como suprir a necessidade de conhecimento do segmento de incorporações imobiliárias.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 

a) Preparar profissionais para atuarem como incorporadores, desenvolvendo as competências requeridas pelo mercado;

b) Possibilitar a continuidade e aprofundamento dos estudos aos alunos dos cursos ligados às áreas de negócios imobiliários;

c) Fornecer informações necessárias à correta realização e condução do negócio de incorporações imobiliárias a todos aqueles que atuam nesse segmento direta e indiretamente.

PÚBLICO-ALVO: advogados, engenheiros, empresários da construção civil e do mercado imobiliário, corretores de imóveis, peritos avaliadores imobiliários, estudantes e demais interessados no tema.

PROGRAMA:

MÓDULO 1 - INTRODUÇÃO À INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA

Unidade 1: Empresas de Incorporações Imobiliárias (Visão geral de um empreendimento imobiliário).

Unidade 2: Conceitos de desenvolvimento e sua evolução (Gestão de desenvolvimento de projetos).

Unidade 3: legislação pertinente, normas técnicas e resoluções relevantes.

Unidade 4: prospecção e aquisição do terreno (análise jurídica dos terrenos ofertados e definição do produto).

Unidade 5: Análise Preliminar da Legislação Urbana (Estudo das exigências e restrições dos órgãos públicos envolvidos).

MÓDULO 2 - ESTRUTURAÇÃO IMOBILIÁRIA

Unidade 1: Estrutura da incorporação e seus participantes.

Unidade 2: sistemas de financiamento (Fontes Alternativas de Recursos; Negociação e contratação de agente financeiro; Montagem e assinatura dos processos de financiamento).

Unidade 3: Planejamento estratégico da incorporação imobiliária (Elementos endógenos e exógenos).

Unidade 4: Marketing da incorporação imobiliária.

Unidade 5: Caracterização do produto.

Unidade 6: Precificação do produto.

MÓDULO 3 - PLANEJAMENTO OPERACIONAL

Unidade 1: Projeto, orçamento e construção (Análise financeira do empreendimento).

Unidade 2: Patrimônio de Afetação (Análise técnica e jurídica de implementação).

Unidade 3: Gestão integral dos custos e alternativas viáveis de implementação.

Unidade 4: Aspectos trabalhistas e prestadores de serviços.

Unidade 5: A terceirização, a Lei nº 13.429/2017 e Seus Impactos na Construção Civil.

MÓDULO 4 - ESTUDO DE VIABILIDADE DO EMPREENDIMENTO

Unidade 1: Fluxo do estudo de viabilidade.

Unidade 2: Estudos de viabilidade econômica e financeira.

Unidade 3: Conceito de risco de investimento e taxa de retorno.

Unidade 4: Verificando a conta da permuta.

Unidade 5: Aspectos Tributários do Empreendimento.

MÓDULO 5 - ASPECTOS JURÍDICOS

Unidade 1: Montagem jurídica do Memorial de Incorporação;

Unidade 2: Espécies de contratos (promessa, venda e compra, etc.)

Unidade 3: Elaboração e registro da Convenção de Condomínio;

Unidade 4: Montagem jurídica de uma SPE.

Unidade 5: Aspectos importantíssimos da negociação com os adquirentes e proprietários.

Unidade 6: Direito do Consumidor nas incorporações imobiliárias.

MÓDULO 6 - CARTÓRIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS

Unidade 1: Registro de Imóveis.

Unidade 2: Procedimentos iniciais, incidentais e finais.

Unidade 3: Período de carência e desfazimento do negócio.

Unidade 4: Aspectos jurídicos relativos ao “dono do terreno”.

Unidade 5: O Procedimento de Dúvida.

Unidade 6: Outorga das Escrituras definitivas.

INSTRUTOR:

PROFESSOR DR. CARLOS ALEXANDRE MOREIRA - Jurista, empresário e consultor empresarial. Estudioso das Ciências Jurídicas de interesse das Empresas em geral, aprofundou seu foco em questões que atingem diretamente a vida e a rotina empresarial, principalmente para empresas ligadas ao mercado imobiliário e ao mercado de incorporações imobiliárias. É especialista em Direito Tributário e Direito Processual Civil pela Universidade Gama Filho. Membro do Conselho de Assuntos Jurídicos da Associação Comercial de Minas - ACMinas, da Comissão de Direito Tributário da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção do Estado de Minas Gerais, e do Instituto dos Advogados de Minas Gerais, e Advogado. Sócio proprietário da empresa Horizonte Consultores Associados. Ministra cursos, seminários, workshops e palestras há mais de 25 anos.

OBSERVAÇÕES:

O Sinduscon-MG reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o curso/evento.

A inscrição somente será efetivada após o pagamento do boleto bancário, até a data de vencimento ou confirmação do cartão de crédito.

Caso não haja o quórum mínimo para realização do curso ou o cancelamento do evento, o participante será comunicado por e-mail e/ou telefone, num prazo de 24 horas antes da realização do mesmo, com a devolução do respectivo valor da inscrição.

Será devolvido o valor integral no caso de cancelamento por parte do participante em até 2 (dois) dias úteis antes da realização do evento, por e-mail (ctreina@sinduscon-mg.org.br). Caso ocorra no dia anterior do evento, o cancelamento implicará na retenção de valor correspondente a 50% (cinquenta por cento) da inscrição. O não comparecimento ou a desistência no dia do evento implicará na perda integral do valor da inscrição.

Pagamento no boleto com 10% de desconto. Aproveite!