Sinduscon – MG

Incorporação de Edifícios - 27ª Turma

Data 18, 19, 20, 24, 25, 26 e 27/04/2018

Local Auditório Sinduscon-MG

Horário das 18h às 21h30

Valor(Associado) R$ 630.00

Valor(Não Associado) R$ 880.00

O Curso aborda, com profundidade, todas as 3 áreas da Incorporação Imobiliária (técnica, jurídica e comercial):

Área Técnica: Fração Ideal (por área e valor); Área Sub-Rogada, Equivalente, Real Privativa Principal e Acessória; Carência; Unidade Autônoma; Vagas de Garagem (4 tipos); Condomínio Horizontal e Vertical; Comissão de Representantes; Memorial descritivo; Fórmula-mãe da Incorporação; CRCT-Coeficiente de Rateio de Construção Total, etc.

Área Jurídica (sob a ótica da engenharia): Lei 4.591/64 (comentada), NBR 12.721, Lei 10.931/04, Código Civil, Código de Defesa do Consumidor, Lei 4.864/65, Lei 12.607/12, Sociedade de Propósito Específico (SPE), Sociedade em Conta de Participação (SCP), Alienação Fiduciária, Arbitragem, Condomínio Edilício, Contrato com proprietário do terreno, Contrato com condômino, Convenção de Condomínio, Memorial de Incorporação, Registro da Incorporação, Obrigações e Direitos do Incorporador, Assembleia de Adquirentes, Leilão extrajudicial, Prazos de Garantia das Construções, Vício ou Defeito redibitório, Patrimônio de Afetação, RET - Regime Especial de Tributação, etc.

Área Comercial: Composição de Preços, CUB-Sinduscon, CUC - Custo Unitário de Construção, Tabela de Venda (randômica), Receitas e Despesas da Incorporação, Cálculo do lucro ótimo, Venda a preço fechado, Venda a preço de custo, Aquisição de terreno, Sub-rogação (em escambo, em percentual de área e em percentual de VGV), Home Staging, Relação Incorporador/Arquiteto (otimização de projeto), Relação Incorporador/Construtor (taxa de administração interessada), Riscos do Anatocismo, Pesquisa de Mercado, Estudo de Viabilidade Econômica e Financeira (preliminar e definitivo), etc.

OBJETIVO: capacitar os profissionais envolvidos em empreendimentos imobiliários para serem empreendedores, montando seu próprio negócio, sem a utilização de recursos financeiros, e prestar consultoria ou, ainda, habilitar-se a emprego em empresas da área.

PÚBLICO-ALVO: engenheiros civis, arquitetos, advogados, incorporadores, construtores, empresários e outros profissionais que atuam ou gostariam de atuar em empreendimentos imobiliários. 

PROGRAMA:

Módulo I: Conceito de Incorporação Imobiliária, Incorporador, Unidade Autônoma, Fração Ideal (por área e valor), Área Sub-rogada, Área Equivalente, Área Real Privativa Principal e Acessória, Carência, Venda a Preço Fechado, Venda a Preço Custo, Comissão de Representantes, Vagas de garagem (4 tipos), Condomínio Horizontal e Vertical, Memorial descritivo, Fórmula-mãe da Incorporação, CUB-Sinduscon, CUC-Custo Unitário de Construção e CRCT-Coeficiente de Rateio de Construção Total.

Módulo II: Lei 4591/64 (comentada e com exame detalhado dos principais pontos da lei que “pegam” o incorporador no seu dia a dia), Lei 4.864/65, Lei 10.931/04, Código Civil, Código de Defesa do Consumidor, NBR 12.721, Lei 12.607/12, Sociedade de Propósito Específico (SPE), Sociedade em Conta de Participação (SCP), Alienação Fiduciária, Arbitragem, Condomínio Edilício, Sub-rogação (em escambo, em percentual de área e em percentual de VGV), Contrato com proprietário do terreno, Contrato com condômino, Home Staging, Relação Incorporador/Arquiteto (otimização de projeto), Relação Incorporador/Construtor (taxa de administração interessada), Riscos do Anatocismo, Convenção de Condomínio, Memorial de Incorporação, Registro da Incorporação, Assembleia de Adquirentes, Leilão Extrajudicial, Prazos de Garantia das Construções, Vício ou Defeito redibitório, Patrimônio de Afetação e RET-Regime Especial de Tributação.

Módulo III: Obrigações do Incorporador (com exame das vulnerabilidades nas relações comerciais).

Módulo IV: Direitos do Incorporador.

Módulo V: Atribuições da Comissão de Representantes.

Módulo VI: Assembleias dos Adquirentes (explicitando as formalidades legais para deliberação).

Módulo VII: Roteiro de uma Incorporação Imobiliária (passo a passo), destacando-se:

* Definição do empreendimento;

* Localização do terreno;

* Pesquisa de Mercado;

* Estudo de viabilidade econômica e financeira (preliminar e definitivo);

* Conceituação e cálculo da área equivalente;

* Composição dos preços das unidades autônomas;

* Cálculo do valor das frações ideais;

* Cálculo da área sub-rogada (em percentual, m² e valor);

* Cálculo das receitas da incorporação;

* Cálculo das despesas da incorporação;

* Resultado financeiro da incorporação (lucro ótimo);

* Contrato de incorporação;

* Contrato com adquirentes;

* Declaração de carência;

* Montagem do memorial de incorporação para registro no Cartório;

* Montagem da tabela de vendas (randômica);

* Comercialização das unidades autônomas;

* Gerenciamento do empreendimento.

Módulo VIII: Exercício prático.

INSTRUTOR:

JAMIL RAHME - Engenheiro civil formado pela UFMG, com especialização em Engenharia Econômica; Engenharia de Segurança do Trabalho; Neopert; Tecnologia do Concreto; Fundações; Britagem; Equipamentos Rodoviários; Construção Industrializada; Engenharia de Prevenção e Combate a Incêndios, e Transações Imobiliárias.  Professor da FGV no MBA - Gestão de Negócios Imobiliários e Construção Civil. Professor da UFMG na disciplina Incorporação de Edifícios do curso de Especialização em Construção Civil. Professor da PUC Minas na disciplina Incorporação de Edifícios do curso de Pós-Graduação Gestão de Empreendimentos em Arquitetura e Construção. Professor da Fundação Dom Cabral, na disciplina Incorporações Imobiliárias do curso de Especialização em Gestão de Negócios Imobiliários. Professor do Centro Universitário UNA, na disciplina Incorporação Imobiliária de Edifícios do MBA  - Empreendedorismo e Desenvolvimento Urbano. Professor da FEAD, na disciplina Incorporação de Edifícios do MBA - Mercado Imobiliário. Professor do Curso de Extensão Incorporação de Edifícios na UFOP em 2002. Professor do Curso de Extensão Incorporação de Edifícios na Universidade FUMEC (2000 a 2003). Professor in company  do Curso Incorporação de Edifícios para grandes incorporadoras. Coordenador do Curso Superior de Tecnologia Gestão em Incorporação de Edifícios na Universidade FUMEC (2003). Coordenador e instrutor do CIE - Curso Incorporação de Edifícios, desde 1999, com a formação de mais de 13.000 alunos. Consultor para incorporação imobiliária da USIMINAS. Consultor para incorporação imobiliária da Fundação Mineira de Educação e Cultura. Instrutor para incorporação imobiliária da Superintendência da Caixa Econômica Federal. Árbitro da Câmara Mineira de Mediação e Arbitragem – CAMINAS (Mercado Imobiliário e Construção Civil). Diretor da ABENC - Associação Brasileira de Engenheiros Civis/MG para o Mercado Imobiliário. Diretor Comercial da Construtora NJR S/A de 1981 a 2003. Exerce a atividade de incorporação de edifícios há mais de 30 anos.

OBS: Com o objetivo de oferecer oportunidade para todos os nossos associados, as inscrições estão limitadas a dois participantes por empresa, enquanto houver disponibilidade de vagas. A realização deste curso dependerá do número mínimo de participantes, podendo ser adiado ou cancelado pelo Sinduscon-MG.

ATENÇÃO: A inscrição somente será efetivada após o pagamento do boleto bancário, até a data de vencimento. Ou confirmação do cartão de crédito.

Importante! As inscrições pagas serão confirmadas 2 dias úteis antes da data de início do curso, por e-mail.

DEVOLUÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO: Somente será feita a devolução de taxa, mediante informação e cancelamento da inscrição 2 (dois) dias úteis antes da realização do evento, por e-mail (ctreina@sinduscon-mg.org.br). O não comparecimento ao evento implicará na perda do valor da inscrição.

POLÍTICA DE CANCELAMENTO: Caso não haja o quórum mínimo para realização do curso, será comunicado por e-mail e/ou telefone, num prazo de 24 horas antes da realização do mesmo, com a devolução do respectivo valor da inscrição.

Pagamento no Boleto com 10% de desconto!