Sinduscon – MG

Plano Empresário, Associativo e Outras Opções de Financiamento de Empreendimentos Imobiliários

Data 20/03/2018

Local Auditório Sinduscon-MG

Horário 08h30 às 17h30

Valor(Associado) R$ 450.00

Valor(Não Associado) R$ 550.00

OBJETIVO: conhecer o funcionamento do Plano Empresário e do modelo associativo e, também, outras fontes de financiamento de empreendimentos imobiliários (securitização, fundos de investimento, investimento direto etc.), bem como as tendências do pensamento e da análise e condução desses negócios.

PÚBLICO-ALVO: profissionais do setor da construção (especialmente incorporadores, construtoras, empresas de engenharia, imobiliárias, escritórios de advocacia, correspondentes etc.) e do setor financeiro (bancos, cooperativas de crédito, seguradoras, gestores de fundos, securitizadoras etc.) que realizem análise de empreendimentos imobiliários.

DESCRIÇÃO: o mercado de crédito imobiliário retraiu muito a oferta de financiamentos para empreendimentos imobiliários nos últimos 3 anos, exigindo grandes sacrifícios das empresas do setor de construção para conduzir seus empreendimentos, mas nota-se pequeno sinal de recuperação e modificações em alguns pontos dos produtos e surgimento de outras possibilidades de financiamento, que exigirá atualização por parte dos empresários e profissionais do setor.

PROGRAMA:

Módulo 1. Objetivos

Módulo 2. O Mercado Financeiro Imobiliário

2.1. Sistema Financeiro da Habitação (SFH) e Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI)

2.2. Estrutura de Funding e Valores de Captação e Aplicação

2.4. Cenário Econômico e Demanda Imobiliária

Módulo 3. Plano Empresário

3.1. Conceito e Modalidades

3.2. Aspectos Gerais do Produto

3.3. Fluxo Operacional

3.3.1. Contratação

3.3.1.1. Captação do Negócio

3.3.1.2. Análise de Crédito

3.3.1.3. Estudo de Viabilidade

3.3.1.4. Análise Jurídica

3.3.1.5. Formalização

3.3.2. Liberação de Parcelas

3.3.2.1. Acompanhamento da Obra (Vistoria e Medição)

3.3.2.2. Acompanhamento (Posição de Vendas)                                 

3.3.2.3. Acompanhamento das Garantias (Hipoteca e Índice de Liquidez)

3.3.2.4. Acompanhamento Jurídico e Fisco-Tributário

3.3.2.5. Liberação de Recursos   

3.3.3. Repasse, Amortização e Liquidação

3.3.3.1. Financiamento aos Compradores Finais

3.3.3.2. Amortização (VMD – Valor Mínimo de Desligamento) e Quitação

3.3.3.3. Produtos de Repasse (Repasse Tradicional no Habite-se e Durante a Obra)

3.4. Fluxo de Caixa e Retorno – Estudo de Caso

Módulo 4. Outras opções de Financiamento

4.1. Linhas de Crédito com Recursos Oficiais

4.1.1. Histórico da Política Habitacional no Brasil

4.1.2. Política Nacional de Habitação e Sistema Nacional de Habitação

4.1.3. Habitação de Interesse Social (HIS)

4.1.3.1. Definição

4.1.3.2. Requisitos da Habitação de Interesse Social

4.1.3.3. Tipologias Habitacionais

4.1.3.4. Necessidades Habitacionais

4.1.3.5. Ofertas habitacionais

4.1.3.6. Atuação na Área de habitação de interesse Social

4.1.4. Programas e Modalidades por Fontes de Recursos

4.2. Financiamento na Planta (Associativo)

4.3. Securitização de Recebíveis imobiliários

4.4. Fundos de Investimento (Imobiliário e de Participações)

4.5. Investimento Direto

Módulo 5. Bibliografia, Legislação e Sites de Interesse.

INSTRUTOR:

LEONARDO DE PAULA LONGO - Administrador de empresas, com Mestrado pela FGV/EAESP, Especialização em Finanças pelo IBMEC, Extensão em Gestão pela Fundação Dom Cabral e Bacharelado pelas Faculdades do Triângulo Mineiro, é corretor de seguros e corretor de imóveis, trabalhou por 30 anos no Banco do Brasil, onde implantou a área de crédito imobiliário, entre 2006 e 2010. Implantou a carteira de crédito imobiliário do Banco Sicredi (2011–2012) e do Banco Cooperativo do Brasil (2012–2015) e atualmente presta consultoria para o Banco do Estado do Pará na reestruturação da sua carteira de crédito imobiliário. Professor universitário, trabalhou com crédito imobiliário na MinasCaixa e foi instrutor da Escola Nacional de Habitação e Poupança (EN-HAP), sucedida pelo Instituto Brasileiro de Estudos Financeiros e Imobiliários (BRAFI) do qual atualmente é professor, como também da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF) e de outras instituições como a ABBC, ASSBAN–DF, IDP. Atua como consultor na estruturação de operações de captação de recursos no mercado financeiro (Plano Empresário, home equity, capital de giro etc.) e de capitais (securitização) geralmente voltados para empreendimentos imobiliários e built–to–suit e foi Presidente do Conselho de Administração da Coop-Anabb, cooperativa de produção habitacional da Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (ANABB).

OBS: Com o objetivo de oferecer oportunidade para todos os nossos associados, as inscrições estão limitadas a dois participantes por empresa, enquanto houver disponibilidade de vagas. A realização deste curso dependerá do número mínimo de participantes, podendo ser adiado ou cancelado pelo Sinduscon-MG.

ATENÇÃO: A inscrição somente será efetivada após o pagamento do boleto bancário, até a data de vencimento. Ou confirmação do cartão de crédito.

Importante! As inscrições pagas serão confirmadas 2 dias úteis antes da data de início do curso, por e-mail.

DEVOLUÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO: Somente será feita a devolução de taxa, mediante informação e cancelamento da inscrição 2 (dois) dias úteis antes da realização do evento, por e-mail (ctreina@sinduscon-mg.org.br). O não comparecimento ao evento implicará na perda do valor da inscrição.

POLÍTICA DE CANCELAMENTO: Caso não haja o quórum mínimo para realização do curso, será comunicado por e-mail e/ou telefone, num prazo de 24 horas antes da realização do mesmo, com a devolução do respectivo valor da inscrição.

Pagamento no Boleto com 10% de desconto!