Data 21 e 22/11/2017
Local Auditório Sinduscon-MG
Horário das 08h às 17h
Valor(Associado) R$ 450.00
Valor(Não Associado) R$ 650.00
OBJETIVO: capacitar os construtores e gestores da construção civil para elaborar e acompanhar os processos de incorporação imobiliária, desde a negociação do terreno até o registro em cartório.
PÚBLICO-ALVO: construtores, diretores, advogados, engenheiros, e colaboradores diretamente envolvidos na negociação imobiliária, tanto para aquisição de lotes quanto para venda de unidades imobiliárias, corretores e gestores de negócios imobiliários.
PROGRAMA:
Módulo 1 - INTRODUÇÃO À INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA
Unidade 1: Empresas de Incorporações Imobiliárias (Visão geral de um empreendimento imobiliário).
Unidade 2: Conceitos de desenvolvimento e sua evolução (Gestão de desenvolvimento de projetos).
Unidade 3: legislação pertinente, normas técnicas e resoluções relevantes.
Unidade 4: prospecção e aquisição do terreno (Análise jurídica dos terrenos ofertados e definição do produto).
Unidade 5: Análise Preliminar da Legislação Urbana (Estudo das exigências e restrições dos órgãos públicos envolvidos).
Módulo 2 - ESTRUTURAÇÃO IMOBILIÁRIA
Unidade 1: Estrutura da incorporação e seus participantes.
Unidade 2: sistemas de financiamento (Fontes Alternativas de Recursos; Negociação e contratação de agente financeiro; Montagem e assinatura dos processos de financiamento).
Unidade 3: Planejamento estratégico da incorporação imobiliária (Elementos endógenos e exógenos).
Unidade 4: Marketing da incorporação imobiliária.
Unidade 5: Caracterização do produto.
Unidade 6: Precificação do produto.
Módulo 3 - PLANEJAMENTO OPERACIONAL
Unidade 1: Projeto, orçamento e construção (Análise financeira do empreendimento).
Unidade 2: Patrimônio de Afetação (Análise técnica e jurídica de implementação).
Unidade 3: Gestão integral dos custos e alternativas viáveis de implementação.
Unidade 4: Aspectos trabalhistas e prestadores de serviços.
Unidade 4: Conclusão do empreendimento e aferição geral de saldo devedor.
Módulo 4 - ESTUDO DE VIABILIDADE DO EMPREENDIMENTO
Unidade 1: Fluxo do estudo de viabilidade.
Unidade 2: Estudos de viabilidade econômica e financeira.
Unidade 3: Conceito de risco de investimento e taxa de retorno.
Unidade 4: Reavaliação de resultados e alternativas.
Módulo 5 - ASPECTOS JURÍDICOS
Unidade 1: Montagem jurídica do Memorial de Incorporação;
Unidade 2: Espécies de contratos (promessa, venda e compra, etc.)
Unidade 3: Elaboração e registro da Convenção de Condomínio;
Unidade 4: Montagem jurídica de uma SPE.
Unidade 5: Aspectos da Negociação com os adquirentes e proprietários.
Unidade 6: Direito do Consumidor nas incorporações imobiliárias.
Módulo 6 - CARTÓRIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS
Unidade 1: Procedimentos iniciais, incidentais e finais.
Unidade 2: Montagem do processo a ser levado a prenotação.
Unidade 2: Período de carência e desfazimento do negócio.
Unidade 3: Aspectos jurídicos relativos ao “dono do terreno”.
Unidade 4: Aspectos Tributários do empreendimento.
Unidade 5: Outorga das Escrituras definitivas.
INSTRUTOR:
PROFESSOR DR. CARLOS ALEXANDRE MOREIRA - Jurista, empresário e consultor empresarial. Estudioso das Ciências Jurídicas de interesse das Empresas em geral, aprofundou seu foco em questões que atingem diretamente a vida e a rotina empresarial, principalmente para empresas ligadas ao mercado imobiliário e ao mercado de incorporações imobiliárias. É especialista em Direito Tributário e Direito Processual Civil pela Universidade Gama Filho. Membro do Conselho de Assuntos Jurídicos da Associação Comercial de Minas - ACMinas, da Comissão de Direito Tributário da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção do Estado de Minas Gerais, e do Instituto dos Advogados de Minas Gerais, e Advogado. Sócio proprietário da empresa Horizonte Consultores Associados. Ministra cursos, seminários, workshops e palestras há mais de 25 anos.
Com o objetivo de oferecer oportunidade para todos os nossos associados, as inscrições estão limitadas a 2 participantes por empresa, enquanto houver disponibilidade de vagas. A realização deste curso dependerá do número mínimo de participantes, podendo ser adiado ou cancelado pelo Sinduscon-MG.
ATENÇÃO: No pagamento via boleto bancário, a efetivação da inscrição está condicionada à confirmação de baixa pela instituição financeira. O documento poderá ser pago em qualquer agência bancária ou casa lotérica até o seu vencimento (até 7 dias da data de inscrição).
IMPORTANTE! As inscrições pagas serão confirmadas 2 dias úteis antes da data de início do curso, por e-mail.
DEVOLUÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO: Somente será feita a devolução de taxa, mediante informação e cancelamento da inscrição 2 (dois) dias úteis antes da realização do evento, por e-mail (ctreina@sinduscon-mg.org.br). O não comparecimento implicará na perda do valor da inscrição.
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