Sinduscon – MG

Cobrança e Inadimplência - 3ª Turma (online ao vivo)

Data 22 e 23/10/2020

Local Realizado online e ao vivo em Plataforma Digital

Horário das 09h às 12h

Valor(Associado) R$ 192.00

Valor(Não Associado) R$ 300.00

OBJETIVO GERAL:

A temática do curso em tela traz em si, a percepção e o enfrentamento de questões relativas à Cobrança e Inadimplência, buscando conceitos de outras áreas tais como a Administração, Economia, Direito, etc. Dentro da área jurídica, será necessário valer-se de conceitos das Relações de Consumo, do Direito Civil, do Direito Empresarial, Responsabilidade Civil do Fornecedor de Serviços e Produtos, além de conceitos correlatos à Conciliação e Mediação Extrajudicial e Judicial de Conflitos. Isso sem prejuízo de efetuarmos brevemente uma análise das jurisprudências relativas ao Direito Médico e Hospitalar.

Feitos tais apontamentos e considerando a densidade do assunto, a prosposta do “Curso Cobrança e Inadimplência” é, sem a pretensão de esgotar o assunto, ofertar ao aluno os conhecimentos essenciais e primordiais bem como disponibilizar aos participantes os fundamentos suficientes e imprescidinveis para a busca da efetividade e alta produtividade na análise e recuperação de crédito e prevenção/redução de inadimplência.

 Objetivos Específicos: Capacitar o participante para desenvolver parâmetros e estratégias destinados ao recebimento com menor custo e melhor ganho comercial, identificando soluções negociais e jurídicas para os casos de inadimplência.

PÚBLICO-ALVO: analistas de crédito, gerentes, coordenadores, supervisores,  analistas de recuperação de credito, agentes de cobrança e profissionais interessados em adquirir uma visão global do negócio de crédito.

PROGRAMA:

•Informações cadastrais: O Ponto de Partida;

•Conceitos e definições básicas;

•Gestão de processos;

•As Limitações do Código de Defesa do Consumidor - CDC na cobrança de inadimplentes;

•Régua de cobrança;

•A Inadimplência do Mercado Atual e os Reflexos da Crise Econômica – O perfil do inadimplente;

•“Cobrar” é preciso!

•Técnicas de negociação aplicada à inadimplência: por carta, por telefone, negociação pessoal, fator tempo, fator custo e terceirização;

•“Cobrança Indevida” – Conceitos e espécies;

•Impacto do processo de crédito e cobrança nos procedimentos do setor de contas a receber: o problema da efetividade;

•Gerenciamento de riscos: da prevenção à lucratividade;

•Da interatividade setorial: Comunicação entre setores empresariais e terceirizados como meio de prevenir prejuízos e demandas judiciais;

•Da terceirização dos setores de cobrança: Responsabilidades legais do tomador de serviços;

•Protesto e negativação em cadastros de restrição ao crédito;

•Aspectos jurídicos dos títulos e contratos;

•Características operacionais e jurídicas do cheque;

•Prazo prescricional;

•A composição amigável e arbitragem extrajudicial;

•Cobrança judicial.

INSTRUTOR:

ALAN MOISÉS M. GASPAR - professor, palestrante, advogado especializado em Direito Imobiliário. Atua no mercado imobiliário há mais de 10 anos. Diretor da IncorpBroker – Capacitação profissional, Treinamentos e Tecnologias Imobiliárias. Diretor da AMADI – Associação Mineira dos Advogados do Direito Imobiliário. Sócio proprietário do escritório Moisés e Gaspar Advogados Associados. É estruturador imobiliário e instrutor em diversos cursos correlatos à atividade imobiliária nos Sinduscon-MG e Sinduscon/SE. Professor visitante nas Faculdades: INAP, Arnaldo, Unimed e na Britto Escola Técnica. Bacharel em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG, Pós-Graduado em Direito Processual pela PUC-MG. Membro das Comissões de Direito Imobiliário da OAB/MG (Biênio 2016/2018) e de Incorporação Imobiliária, Direito Notarial e Registral e de Loteamentos do IBRADIM (Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário). Idealizador e coautor do primeiro curso de Pós-Graduação de Direito Imobiliário e Urbanístico, de Minas Gerais da Faculdade Arnaldo em parceria com o IBRADIM. Autor do E-Book “o Manual da Imobiliária: Guia prático e simplificado de abertura e revitalização de imobiliárias”. Co-Autor do Livro: Coletânea Lei de Distrato – Lei 13.786/2018, publicado em junho de 2019 pelo IBRADIM – Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário.

OBSERVAÇÕES:

O Sinduscon-MG reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o curso/evento.

A inscrição somente será efetivada após o pagamento do boleto bancário, até a data de vencimento ou confirmação do cartão de crédito.

Os valores acima mencionados serão considerados mediante regularidade dos pagamentos das contribuições ao sindicato.

Caso não haja o quórum mínimo para realização do curso ou o cancelamento do evento, o participante será comunicado por e-mail e/ou telefone, num prazo de 24 horas antes da realização do mesmo, com a devolução do respectivo valor da inscrição.

Será devolvido o valor integral no caso de cancelamento por parte do participante em até 2 (dois) dias úteis antes da realização do evento, por e-mail (ctreina@sinduscon-mg.org.br). Caso ocorra no dia anterior do evento, o cancelamento implicará na retenção de valor correspondente a 50% (cinquenta por cento) da inscrição. O não comparecimento ou a desistência no dia do evento implicará na perda integral do valor da inscrição.

Pagamento no boleto com 10% de desconto. Cartão de crédito em até 3 vezes sem juros* (consulte condições*). Aproveite!






Contato: Curso online e ao vivo (dúvidas 3253-2662)