Sinduscon – MG

Auditor Interno Ambiental - NBR ISO 14001:2015

Data 26 e 27/09/2019

Local Auditório Sinduscon-MG

Horário das 08h30 às 17h30

Valor(Associado) R$ 600.00

Valor(Não Associado) R$ 800.00

PÚBLICO-ALVO: engenheiros, empresários da construção civil, representantes da direção, gestores da qualidade, todos profissionais envolvidos no Sistema de Gestão Ambiental que vão atuar como auditores internos na empresa e/ou em fornecedores e interessados em aprender a auditar conforme as Normas ISO 14001:2015 e NBR ISO19011:2012.

OBJETIVOS

Objetivo Geral: qualificar pessoal para execução de auditorias internas e atividades de acompanhamento em um sistema de gestão ambiental, em implantação ou já certificado na NBR ISO 14001:2015, utilizando a norma ABNT NBR ISO 19011:2012.

Objetivos Específicos:

· Assessorar as empresas em processo de implementação do Sistema de Gestão Ambiental versão 2015;

· Qualificar ou atualizar os profissionais para atuarem como Auditores Internos do Sistema de Gestão Ambiental na empresa e em fornecedores;

· Disseminar o conceito de auditoria como ferramenta gerencial na administração do Sistema de Gestão Ambiental e na detecção de oportunidades de melhoria;

· Fornecer subsídios para auditar o atendimento à Legislação Ambiental aplicável.

PROGRAMA:

- Conceitos de meio ambiente e gestão ambiental;

- Interpretação dos Requisitos ISO 14001:2015;

- Implementação dos Requisitos ISO 14001:2015;

- Identificação de Aspectos e Impactos Ambientais;

- Gestão de Riscos - Análise de Riscos Análise da norma do ponto de vista do Auditor;

- Norma NBR ISO 19011:2012;

- Auditorias de Sistema de Gerenciamento Ambiental: terminologia, classificação;

- Procedimentos e Metodologias das Auditorias;

- O Auditor de Sistema de Gerenciamento Ambiental: perfil do Auditor, qualificação dos Auditores;

- O Comportamento dos Auditores e dos auditados;

- Estudo de Casos.

INSTRUTOR:

PAULO ROBERTO FERREIRA - profissional atuante na indústria e na gestão por mais de 30 anos. Pós-Graduado em Engenharia da Qualidade - Cândido Mendes; Pós em Educação Ambiental pela Faculdade Senac; Pós em Gestão Ambiental pela FTC - Faculdade de Ciência e Tecnologia(BA); MBA em Gestão de Negócios pela FEAD/MG; Docência Superior pela Universidade Gama Filho(DF); Mestrando em Administração - UNA. Graduado em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade de Tecnologia Estácio de Sá. Auditor e Especialista em programas da qualidade e auditorias de sistemas: NBR ISO 9001, PBQP-H SiAC PMQP, NBR ISO 14001, OHSAS 18001 e SA 8000. Auditor Líder Internacional de Sistemas - Terceira Parte pela SAS Certificadora desde 2006 e TUV Highland - Produtos (2013). Profissional Certificado Abendi – Registro RAC (INMETRO). Experiência profissional no exterior nos EUA, Argentina e Angola. Docente no Ensino Superior nas Universidades UNA, UNI e UEMG.

OBSERVAÇÕES:

O Sinduscon-MG reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o curso/evento.

A inscrição somente será efetivada após o pagamento do boleto bancário, até a data de vencimento ou confirmação do cartão de crédito.

Os valores acima mencionados serão considerados mediante regularidade dos pagamentos das contribuições ao sindicato.

Caso não haja o quórum mínimo para realização do curso ou o cancelamento do evento, o participante será comunicado por e-mail e/ou telefone, num prazo de 24 horas antes da realização do mesmo, com a devolução do respectivo valor da inscrição.

Será devolvido o valor integral no caso de cancelamento por parte do participante em até 2 (dois) dias úteis antes da realização do evento, por e-mail (ctreina@sinduscon-mg.org.br). Caso ocorra no dia anterior do evento, o cancelamento implicará na retenção de valor correspondente a 50% (cinquenta por cento) da inscrição. O não comparecimento ou a desistência no dia do evento implicará na perda integral do valor da inscrição.

Pagamento no boleto com 10% de desconto. Cartão de crédito em até 3 vezes sem juros* (consulte condições*). Aproveite!