Data 11 e 12/12/2018
Local Auditório Sinduscon-MG
Horário das 08h30 às 17h30
Valor(Associado) R$ 500.00
Valor(Não Associado) R$ 700.00
OBJETIVO GERAL: aperfeiçoar os negócios bem como suprir a necessidade de conhecimento do segmento de incorporações imobiliárias.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
a) Preparar profissionais para atuarem como incorporadores, desenvolvendo as competências requeridas pelo mercado;
b) Possibilitar a continuidade e aprofundamento dos estudos aos alunos dos cursos ligados às áreas de negócios imobiliários;
c) Fornecer informações necessárias à correta realização e condução do negócio de incorporações imobiliárias a todos aqueles que atuam nesse segmento direta e indiretamente.
PÚBLICO-ALVO: engenheiros, advogados, empresários da construção civil e do do mercado imobiliário, corretores de imóveis, peritos, avaliadores imobiliários e demais profissionais interessados no tema.
PROGRAMA:
Módulo 1 - INTRODUÇÃO À INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA
1.1. Empresas de Incorporações Imobiliárias (visão geral de um empreendimento imobiliário).
1.2. Conceitos de desenvolvimento e sua evolução (gestão de desenvolvimento de projetos).
1.3. Legislação pertinente, Normas Técnicas e resoluções relevantes.
1.4. Prospecção e aquisição do terreno (análise jurídica dos terrenos ofertados e definição do produto).
1.5. Análise Preliminar da Legislação Urbana (estudo das exigências e restrições dos órgãos públicos envolvidos).
Módulo 2 - ESTRUTURAÇÃO IMOBILIÁRIA
2.1. Estrutura da incorporação e seus participantes.
2.2. Sistemas de Financiamento (fontes alternativas de recursos; negociação e contratação de agente financeiro; montagem e assinatura dos processos de financiamento).
2.3. Planejamento Estratégico da Incorporação Imobiliária (elementos endógenos e exógenos).
2.4. Marketing da Incorporação Imobiliária.
2.5. Caracterização do produto.
2.6. Precificação do produto.
Módulo 3 - PLANEJAMENTO OPERACIONAL
3.1. Projeto, Orçamento e Construção (análise financeira do empreendimento).
3.2. Patrimônio de Afetação (análise técnica e jurídica de implementação).
3.3. Gestão integral dos custos e alternativas viáveis de implementação.
3.4. Aspectos Trabalhistas e prestadores de serviços.
3.5. A Terceirização, a Lei nº 13.429/2017 e seus impactos na Construção Civil.
Módulo 4 - ESTUDO DE VIABILIDADE DO EMPREENDIMENTO
4.1. Fluxo do estudo de viabilidade.
4.2. Estudos de viabilidade econômica e financeira.
4.3. Conceito de risco de investimento e taxa de retorno.
4.4. Verificando a conta da permuta.
4.5. Aspectos Tributários do Empreendimento.
Módulo 5 - ASPECTOS JURÍDICOS
5.1. Montagem Jurídica do Memorial de Incorporação.
5.2. Espécies de Contratos (promessa, venda e compra, etc.).
5.3. Elaboração e Registro da Convenção de Condomínio.
5.4. Montagem jurídica de uma SPE.
5.5. Aspectos importantíssimos da negociação com os adquirentes e proprietários.
5.6. Direito do Consumidor nas incorporações imobiliárias.
Módulo 6 - CARTÓRIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS
6.1. Registro de Imóveis.
6.2. Procedimentos iniciais, incidentais e finais.
6.3. Período de carência e desfazimento do negócio.
6.4. Aspectos jurídicos relativos ao “dono do terreno”.
6.5. O Procedimento de Dúvida.
6.6. Outorga das Escrituras definitivas.
INSTRUTOR:
CARLOS ALEXANDRE MOREIRA - Jurista, empresário e consultor empresarial. Estudioso das Ciências Jurídicas de interesse das Empresas em geral, aprofundou seu foco em questões que atingem diretamente a vida e a rotina empresarial, principalmente para empresas ligadas ao mercado imobiliário e ao mercado de incorporações imobiliárias. É especialista em Direito Tributário e Direito Processual Civil pela Universidade Gama Filho. Membro do Conselho de Assuntos Jurídicos da Associação Comercial de Minas - ACMinas, da Comissão de Direito Tributário da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção do Estado de Minas Gerais, e do Instituto dos Advogados de Minas Gerais, e Advogado. Sócio proprietário da empresa Horizonte Consultores Associados. Ministra cursos, seminários, workshops e palestras há mais de 25 anos.
OBSERVAÇÕES:
O Sinduscon-MG reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o curso/evento.
A inscrição somente será efetivada após o pagamento do boleto bancário, até a data de vencimento ou confirmação do cartão de crédito.
Caso não haja o quórum mínimo para realização do curso ou o cancelamento do evento, o participante será comunicado por e-mail e/ou telefone, num prazo de 24 horas antes da realização do mesmo, com a devolução do respectivo valor da inscrição.
Será devolvido o valor integral no caso de cancelamento por parte do participante em até 2 (dois) dias úteis antes da realização do evento, por e-mail (ctreina@sinduscon-mg.org.br). Caso ocorra no dia anterior do evento, o cancelamento implicará na retenção de valor correspondente a 50% (cinquenta por cento) da inscrição. O não comparecimento ou a desistência no dia do evento implicará na perda integral do valor da inscrição.
Pagamento no boleto com 10% de desconto. Cartão de crédito em até 3 vezes sem juros. Aproveite!