Incorporações Imobiliárias na Prática - 4ª Turma

Data 11 e 12/12/2018

Local Auditório Sinduscon-MG

Horário das 08h30 às 17h30

Valor(Associado) R$ 500.00

Valor(Sindicalizado) R$ 600.00

Valor(Não Associado) R$ 700.00

Pagamento em boleto com 10% de desconto!

OBJETIVO GERAL: aperfeiçoar os negócios bem como suprir a necessidade de conhecimento do segmento de incorporações imobiliárias.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

a) Preparar profissionais para atuarem como incorporadores, desenvolvendo as competências requeridas pelo mercado;

b) Possibilitar a continuidade e aprofundamento dos estudos aos alunos dos cursos ligados às áreas de negócios imobiliários;

c) Fornecer informações necessárias à correta realização e condução do negócio de incorporações imobiliárias a todos aqueles que atuam nesse segmento direta e indiretamente.

PÚBLICO-ALVO: engenheiros, advogados, empresários da construção civil e do do mercado imobiliário, corretores de imóveis, peritos, avaliadores imobiliários e demais profissionais interessados no tema.

PROGRAMA:

Módulo 1 - INTRODUÇÃO À INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA

1.1. Empresas de Incorporações Imobiliárias (visão geral de um empreendimento imobiliário).

1.2. Conceitos de desenvolvimento e sua evolução (gestão de desenvolvimento de projetos).

1.3. Legislação pertinente, Normas Técnicas e resoluções relevantes.

1.4. Prospecção e aquisição do terreno (análise jurídica dos terrenos ofertados e definição do produto).

1.5. Análise Preliminar da Legislação Urbana (estudo das exigências e restrições dos órgãos públicos envolvidos).

Módulo 2 - ESTRUTURAÇÃO IMOBILIÁRIA

2.1. Estrutura da incorporação e seus participantes.

2.2. Sistemas de Financiamento (fontes alternativas de recursos; negociação e contratação de agente financeiro; montagem e assinatura dos processos de financiamento).

2.3. Planejamento Estratégico da Incorporação Imobiliária (elementos endógenos e exógenos).

2.4. Marketing da Incorporação Imobiliária.

2.5. Caracterização do produto.

2.6. Precificação do produto.

 Módulo 3 - PLANEJAMENTO OPERACIONAL

3.1. Projeto, Orçamento e Construção (análise financeira do empreendimento).

3.2. Patrimônio de Afetação (análise técnica e jurídica de implementação).

3.3. Gestão integral dos custos e alternativas viáveis de implementação.

3.4. Aspectos Trabalhistas e prestadores de serviços.

3.5. A Terceirização, a Lei nº 13.429/2017 e seus impactos na Construção Civil.

Módulo 4 - ESTUDO DE VIABILIDADE DO EMPREENDIMENTO

4.1. Fluxo do estudo de viabilidade.

4.2. Estudos de viabilidade econômica e financeira.

4.3. Conceito de risco de investimento e taxa de retorno.

4.4. Verificando a conta da permuta.

4.5. Aspectos Tributários do Empreendimento.

Módulo 5 - ASPECTOS JURÍDICOS

5.1. Montagem Jurídica do Memorial de Incorporação.

5.2. Espécies de Contratos (promessa, venda e compra, etc.).

5.3. Elaboração e Registro da Convenção de Condomínio.

5.4. Montagem jurídica de uma SPE.

5.5. Aspectos importantíssimos da negociação com os adquirentes e proprietários.

5.6. Direito do Consumidor nas incorporações imobiliárias.

Módulo 6 - CARTÓRIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS

6.1. Registro de Imóveis.

6.2. Procedimentos iniciais, incidentais e finais.

6.3. Período de carência e desfazimento do negócio.

6.4. Aspectos jurídicos relativos ao “dono do terreno”.

6.5. O Procedimento de Dúvida.

6.6. Outorga das Escrituras definitivas.

INSTRUTOR:

CARLOS ALEXANDRE MOREIRA - Jurista, empresário e consultor empresarial. Estudioso das Ciências Jurídicas de interesse das Empresas em geral, aprofundou seu foco em questões que atingem diretamente a vida e a rotina empresarial, principalmente para empresas ligadas ao mercado imobiliário e ao mercado de incorporações imobiliárias. É especialista em Direito Tributário e Direito Processual Civil pela Universidade Gama Filho. Membro do Conselho de Assuntos Jurídicos da Associação Comercial de Minas - ACMinas, da Comissão de Direito Tributário da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção do Estado de Minas Gerais, e do Instituto dos Advogados de Minas Gerais, e Advogado. Sócio proprietário da empresa Horizonte Consultores Associados. Ministra cursos, seminários, workshops e palestras há mais de 25 anos. 

OBSERVAÇÕES:

O Sinduscon-MG reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o curso/evento.

A inscrição somente será efetivada após o pagamento do boleto bancário, até a data de vencimento ou confirmação do cartão de crédito.

Caso não haja o quórum mínimo para realização do curso ou o cancelamento do evento, o participante será comunicado por e-mail e/ou telefone, num prazo de 24 horas antes da realização do mesmo, com a devolução do respectivo valor da inscrição.

Será devolvido o valor integral no caso de cancelamento por parte do participante em até 2 (dois) dias úteis antes da realização do evento, por e-mail (ctreina@sinduscon-mg.org.br). Caso ocorra no dia anterior do evento, o cancelamento implicará na retenção de valor correspondente a 50% (cinquenta por cento) da inscrição. O não comparecimento ou a desistência no dia do evento implicará na perda integral do valor da inscrição.

Pagamento no boleto com 10% de desconto. Cartão de crédito em até 3 vezes sem juros. Aproveite!