Sinduscon – MG

Os Impactos da Reforma Trabalhista e do eSocial na Gestão de Pessoas nos canteiros de Obras

Data 15/12/2017

Local Auditório Sinduscon-MG

Horário das 08h30 às 17h30

Valor(Associado) R$ 355.00

Valor(Não Associado) R$ 435.00

A importância do Tema:

O eSocial é um projeto idealizado em conjunto pela Receita Federal, Ministério do Trabalho, Ministério da Previdência Social, INSS e Caixa Econômica Federal, que visa coletar as informações referentes as várias obrigações trabalhistas hoje existentes. Na prática, o eSocial possui o objetivo de simplificar a apresentação e transmissão das informações dos empregados e vai contemplar as alterações na legislação decorrentes da Reforma Trabalhista, portanto, além da importância de saber analisar os riscos e oportunidades das novas regras da Reforma, é de fundamental importância revisar alguns procedimentos que naturalmente executamos no dia a dia, e que irá potencializar os riscos de multas em função da entrada do eSocial. A sinergia entre a gestão de pessoas nos canteiro de obras com o RH é fundamental para o sucesso dos processos de sua empresa junto ao eSocial.  Portanto, o entendimento dos responsáveis que estão na obra comandando os colaboradores é essencial para o negócio da sua empresa.  Este curso vai orientar e preparar os participantes a operar neste novo cenário, evitando que a empresa pague multas  por omissão ou atrasos em informações ao eSocial,  como atividades simples do tipo: admissão, movimentação de operários entre obras, mudança de função entre outros.

"Para quem pensa que essas mudanças são pequenas ou simples, pode se preparar. Trata-se de uma mudança cultural, pois vai impactar na forma como lidamos com os funcionários no dia a dia do nosso trabalho, e a falta de conhecimento pode sair caro para sua empresa” – Silvano Aragão

A Reforma Trabalhista já estar em vigor e o eSocial entrará a partir de Janeiro de 2018, aproveite está oportunidade e tire de letra esses novos desafios  na Gestão de Pessoas! 

OBJETIVO:

Este curso visa prepará-lo para este novo momento, de forma que você possa se atualizar e enfrentar estes novos desafios para lidar com as contratações, concessão de férias, desligamentos e afastamentos de empregados, transferências de pessoal entre obras, promoções, horas extras, atestados médicos, acidentes de trabalho, controle de EPI´s, gestão dos empreiteiros e muito mais. O curso também contempla as principais mudanças relativas à Reforma Trabalhista que afetam na gestão de pessoas dentro das obras, onde realizaremos amplo debate dos riscos e oportunidades da aplicabilidade da mesma.

PÚBLICO-ALVO:

Engenheiros, Mestres de Obras, Encarregados, Gestores e demais interessados.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1. Panorama da gestão de pessoas nos canteiros de obras antes da Reforma e do eSocial: Práticas e desafios

2. A Reforma trabalhista: Principais alterações e seus impactos na gestão do pessoal nos canteiros de obras:

2.1.  Conceitos e objetivos da reforma;

2.2.  Admissão de empregados;

2.3.  Jornada de trabalho;

2.4.  Férias;

2.5.  Remuneração;

2.6.  Rescisão do contrato de trabalho;

2.7.  Negociações individuais e coletivas;

2.8.  Processos na justiça do trabalho;

2.9.  Trabalho intermitente;

2.10.Multas trabalhistas;

2.11.Debate com participantes e pontos de atenção.

3. O programa eSocial: conceito, objetivos e impactos na gestão do pessoal nas obras.

3.1.Conceitos, objetivos, prazos e desafios;

3.2. Principais impactos nos processos de admissão, férias, desligamentos, afastamentos, movimentação de pessoal entre obras, promoções, horas extras, gestão de empreiteiros e autônomos.

3.3.Debate com participantes e pontos de atenção.

4. Panorama da Gestão de Pessoas pós Reforma Trabalhista e eSocial.

PROFESSOR:  

SILVANO ARAGÃO - conhece profundamente a Construção Civil, atuou durante 22 anos como Gerente de Recursos Humanos de grandes empresas do setor, possui Mestrado Acadêmico Profissional em Administração com o projeto Competências Gerenciais na Construção Civil de MG. Possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela FGV, com formação em Administração e Engenharia Civil. Durante 14 anos atuou como presidente do Grupo de Intercâmbio da Construção Civil – GICC-RH do Sinduscon-MG. Os trabalhos desenvolvidos na construção civil foram objetos de reconhecimento como melhores práticas em gestão de pessoas em 2005 e 2012 pela ABRH MG. Atualmente é Diretor de Projetos de Gente e Gestão da Núcleo Consultores Associados, Vice-presidente Financeiro da ABRH-MG (Associação Brasileira de Recursos Humanos) e professor nos cursos de MBA em Gestão de Pessoas da UNA e no centro Universitário UNI BH.

OBS: Com o objetivo de oferecer oportunidade para todos os nossos associados, as inscrições estão limitadas a dois participantes por empresa, enquanto houver disponibilidade de vagas. A realização deste curso dependerá do número mínimo de participantes, podendo ser adiado ou cancelado pelo Sinduscon-MG.

ATENÇÃO: A inscrição somente será efetivada após o pagamento do boleto bancário, até a data de vencimento. Importante! As inscrições pagas serão confirmadas 2 dias úteis antes da data de início do curso, por e-mail.

DEVOLUÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO: Somente será feita a devolução de taxa, mediante informação e cancelamento da inscrição 2 (dois) dias úteis antes da realização do evento, por e-mail (ctreina@sinduscon-mg.org.br). O não comparecimento ao evento implicará na perda do valor da inscrição.

POLÍTICA DE CANCELAMENTO: Caso não haja o quórum mínimo para realização do curso, será comunicado por e-mail e/ou telefone, num prazo de 24 horas antes da realização do mesmo, com a devolução do respectivo valor da inscrição.

Pagamento no Boleto com 10% de desconto!