Sinduscon – MG

Introdução à Tecnologia BIM 4D para Modelagem e Planejamento na Construção Civil - Módulo I

Data 23 e 24/08/2017

Local Auditório Sinduscon-MG

Horário das 08h às 17h

Valor(Associado) R$ 850.00

Valor(Não Associado) R$ 950.00

Desenvolver projetos na área da construção civil é um processo em contínua evolução, principalmente a partir da introdução das tecnologias digitais e das novas abordagens gerenciais. O BIM (Building Information Modeling) somado a uma metodologia enxuta e objetiva de gerenciamento, é mais um grande passo revolucionário para eficácia dos processos de iniciação, planejamento, execução e monitoramento, controle e manutenção das edificações.

Dessa forma, o curso de "Introdução à Tecnologia BIM 4D para Modelagem e Planejamento na Construção Civil" é estruturado em dois módulos distintos. O primeiro tratará do entendimento prático do conceito BIM apresentando também uma das ferramentas de modelagem arquitetônica (Revit), sendo este o primeiro passo para a modelagem da informação e integração coerente de modelo. O segundo módulo será destinado à compreensão dos métodos de planejamento e gestão integrada da informação em obras, através de técnicas e modelos já testados em canteiros reais, onde será abordado de forma prática o uso de ferramentas e softwares (MS Project e Navisworks) integrado às informações da modelagem realizada no Módulo I deste curso. 

PÚBLICO-ALVO:

Engenheiros, arquitetos, empresários e construtores envolvidos na indústria da Construção Civil interessados no planejamento eficaz através da tecnologia BIM somada à metodologia enxuta (Lean Construction) de gestão de obra civil, e demais interessados no assunto.

PROGRAMA - MÓDULO I:

O planejamento coerente da construção civil utilizando a plataforma BIM (Building Information Modeling – Modelagem da Informação da Construção), exige uma introdução dos conceitos e princípios considerados essenciais para a prática profissional alinhado às novas filosofias e abordagens gerenciais do BIM e do Lean Construction (Construção Enxuta).

Serão abordados:

Conteúdo teórico – 4h

- Conceito e características da tecnologia BIM;

Recursos e aplicabilidade, inteligência paramétrica, automação de fluxos de trabalho, integração do gerenciamento, diversificação de níveis de detalhamento para o uso 4D, métodos de gestão e implementação de projetos com BIM e mercado atual.

Conteúdo prático – 12h

- Iniciação BIM – modelagem no Revit

Apresentação expositiva do software, diferença de ferramentas (CAD x Revit), aplicabilidade das ferramentas somado ao desenvolvimento de exercícios práticos.

INSTRUTORES:

LUCAS BICALHO – engenheiro civil, MBA em Planejamento e Controle de Obras. Atuante na área de implementação da filosofia Lean em canteiro de obras e no desenvolvimento de tecnologia BIM 4D para as áreas de Planejamento, Monitoramento e Controle de Obras. Experiência em aperfeiçoamento de processo de execução de obra, adequação de certificação ISO9001. Implantação de processos de gerenciamento de projetos com base no guia PMBoK. Elaboração de orçamentos (TCPO, SINAP), cronograma físico de obra (MS Project), relatórios mensais de obras do tipo RDC, cronograma físico-financeiro, controle de custo, acompanhamento de progresso (EAP, Curva S). Tipologia de obras executadas: prediais em concreto armado, túneis no método NATM, reformas e ampliação hospitalar, edificação, estrutura metálica, Steel Framing, lajes Steel Deck, concreto armado e projetado, terraplenagem, contenção de taludes, etc.

ANDRÉ LUIS DUARTE – arquiteto e urbanista, pós-graduando em Sustentabilidade no Ambiente Construído (UFMG). Atua como professor de Revit (software da desenvolvedora Autodesk) - inserindo o conceito básico de BIM, além de atuar como arquiteto de projetos e decoração e consultor arquitetônico. Com experiência em modelagem 3D das agências padrão do INSS, além do desenvolvimento projetual de layouts com base na NBR 9050 - Acessibilidade e edificações, mobiliário espaços e equipamentos urbanos; Detalhamento projetual arquitetônico; Modelagem de Esquadrias/Perfis e componentes parametrizados no Revit; Acompanhamento de planilhas orçamentárias juntamente à obra; Aprovação de projetos perante a Prefeitura.

MAYRON SOUSA – Arquiteto, Urbanista e Paisagista. Pós-graduado em Engenharia de Estruturas. Atuante na área de construção residencial, projeto luminotécnico, decoração e design de interiores. Professor de Revit na Escola de Computação Gráfica Le Arq desde 2015. Implantação de Revit em todos os setores da obra, inclusive detalhamentos de design e executivo de mobiliário. Especialista em tratamento e desenvolvimento de imagens/fotorrealismo. Desenvolvimento de planilha de quantitativo e acompanhamento de obras através do Revit. Tipologia de obras executadas: residenciais e comerciais em alvenaria convencional e concreto armado, predial em alvenaria estrutural, reforma e ampliação residencial, estrutura metálica e em madeira, Steel Framing, concreto armado e projetado.

OBS.: Com o objetivo de oferecer oportunidade para todos os nossos associados, as inscrições estão limitadas a 2 participantes por empresa, enquanto houver disponibilidade de vagas. A realização deste curso dependerá do número mínimo de participantes, podendo ser adiado ou cancelado pelo Sinduscon-MG.

ATENÇÃO: No pagamento via boleto bancário, a efetivação da inscrição está condicionada à confirmação de baixa pela instituição financeira. O documento poderá ser pago em qualquer agência bancária ou casa lotérica até o seu vencimento (até 7 dias da data de inscrição).

IMPORTANTE! As inscrições pagas serão confirmadas 2 dias úteis antes da data de início do curso, por e-mail.

DEVOLUÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO: Somente será feita a devolução de taxa, mediante informação e cancelamento da inscrição 2 (dois) dias úteis antes da realização do evento, por e-mail (ctreina@sinduscon-mg.org.br). O não comparecimento implicará na perda do valor da inscrição.

Pagamento no Boleto com 10% de desconto!