Sinduscon – MG

Notícias

Home / Treinamento e Atualização Sobre a NBR 12.721 – 12ª Turma

Treinamento e Atualização Sobre a NBR 12.721 – 12ª Turma

DESCRIÇÃO:

Para as INCORPORAÇÕES IMOBILIÁRIAS em todos os condomínios, sejam eles verticais ou horizontais, a lei exige que antes que seja iniciado o processo de venda das unidades, e se tenha o Registro da Incorporação em Cartório. Dentre os diversos documentos exigidos pelos cartórios para obter o RI (Registro da Incorporação), o mais importante deles é o conjunto dos quadros determinados pela Norma Brasileira  12.721, da ABNT, já que todos os demais documentos do processo têm a origem de seus dados nos quadros desta NBR. Portanto, o desconhecimento desta Norma Técnica, além de acarretar o atraso das vendas/prejuízo, dificulta a argumentação com os cartórios e clientes.

PÚBLICO-ALVO:

Este curso é dirigido aos engenheiros, arquitetos, advogados, corretores de imóveis e demais profissionais interessados no tema.

OBJETIVO:

Habilitar o participante a entender toda a sistemática da NBR 12.721, capacitando-o a discorrer com segurança sobre temas como fração ideal, coeficiente de proporcionalidade, área equivalente, área acessória, dentre outros. O correto entendimento desses temas transmitirá confiança aos seus empregadores e clientes, constituindo um importante diferencial competitivo.

PROGRAMA:

PARTE TEÓRICA:

– Breve histórico sobre a Norma Brasileira NBR 12.721;
– Apresentação e Interpretação do contexto básico da NBR 12.721:2006;
– Análise das principais mudanças em relação à edição 1999;
– Apresentação e interpretação dos novos quadros e coeficientes;
– Apresentação e interpretação dos novos projetos padrão para a Norma;
– Estudo das definições dos tipos de áreas dentro do conceito da Norma;
– Critérios para o levantamento das áreas em projeto real de uso misto (residencial e comercial);
– Metodologia do cálculo do CUB (Custo Unitário Básico).

PARTE PRÁTICA:

– Análise, discussão e metodologia em quatro preenchimentos de 10 quadros, com dados de projeto real, para NBR simples, NBR mista e NBR com área sub-rogada;
– Preenchimento pelos participantes dos quadros com dados de projeto real, para NBR de condomínio horizontal;
– Discussão e solução de dúvidas ao longo de todo o curso.

OBS.: Cada aluno deve trazer seu notebook para parte prática durante o curso.

INSTRUTOR:

Eng.º OSVALDO LUIZ DE OLIVEIRA BARROS

Graduado em 1971 em Engenharia Civil pela EEUFMG; Pós Graduado em Auditoria e Perícia Ambiental pela COPPE-RJ; Prêmio Internacional em 2003 pelo ICRI-USA por solução em reforço estrutural em fibras de carbono; atuando na área de Consultoria em Incorporação Imobiliária desde 2001 pela Nova Tec Engenharia Ltda.

Com o objetivo de oferecer oportunidade para todos os nossos associados, as inscrições estão limitadas a 2 participantes por empresa, enquanto houver disponibilidade de vagas. A realização deste curso dependerá do número mínimo de participantes, podendo ser adiado ou cancelado pelo Sinduscon-MG.

ATENÇÃO: No pagamento via boleto bancário, a efetivação da inscrição está condicionada à confirmação de baixa pela instituição financeira. O documento poderá ser pago em qualquer agência bancária ou casa lotérica até o seu vencimento (até 7 dias da data de inscrição).

IMPORTANTE! As inscrições pagas serão confirmadas 2 dias úteis antes da data de início do curso, por e-mail. DEVOLUÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO: Somente será feita a devolução de taxa, mediante informação e cancelamento da inscrição 2 (dois) dias úteis antes da realização do evento, por e-mail (ctreina@sinduscon-mg.org.br). O não comparecimento implicará na perda do valor da inscrição.

Pagamento com boleto – 10% de desconto!