Sinduscon – MG

Notícias

Home / Projeto Luminotécnico

Projeto Luminotécnico

INTRODUÇÃO:

A iluminação é um importante sistema das edificações tanto comerciais quanto residenciais. Iluminar com qualidade, consumindo pouca energia.

OBJETIVO: capacitar aos participantes ao desenvolvimento de projetos de iluminação que integrem os sistemas de iluminação natural e artificial da forma mais eficiente possível, garantindo o conforto dos usuários.

PÚBLICO-ALVO: estudantes de arquitetura e de design de ambientes e demais interessados no tema.

PROGRAMA:

  1. Conceitos gerais de iluminação e luminotécnica.
  2. Conceitos e princípios da iluminação natural
    • Os sistemas de iluminação natural,
    • Exemplos de sistemas de iluminação natural.
  3. Iluminação artificial
    • Iluminação artificial: fontes luminosas artificiais (tipos, características, usos, funcionalidade e compatibilidade com luminárias e ambientes),
    • Cálculo luminotécnico,
    • Projeto luminotécnico residencial,
    • Projeto luminotécnico comercial.

Metodologia: aulas presenciais com conteúdo teórico, métodos de cálculo e análise, além de exemplos.

INSTRUTORAS:

ANA LUCIA CHAGAS BARBOSA SANTOS – Arquiteta e Urbanista, especialista em Edifícios Sustentáveis e desempenho da edificação, profissional LEED AP BD+C. Sócia da Verdi Arquitetura e Sustentabilidade, empresa especializada em projetos sustentáveis e certificações.

CAMILA CARVALHO FERREIRA – Arquiteta e Urbanista, Mestre em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável, Doutora em Eng. Civil com enfoque em desempenho ambiental. Integrante da equipe vencedora do Prêmio OTEC de Eficiência Energética de 2010: Edição IBOPE.

Com o objetivo de oferecer oportunidade para todos os nossos associados, as inscrições estão limitadas a 2 participantes por empresa, enquanto houver disponibilidade de vagas. A realização deste curso dependerá do número mínimo de participantes, podendo ser adiado ou cancelado pelo Sinduscon-MG.

ATENÇÃO: No pagamento via boleto bancário, a efetivação da inscrição está condicionada à confirmação de baixa pela instituição financeira. O documento poderá ser pago em qualquer agência bancária ou casa lotérica até o seu vencimento (até 7 dias da data de inscrição).

IMPORTANTE! As inscrições pagas serão confirmadas 2 dias úteis antes da data de início do curso, por e-mail. DEVOLUÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO: Somente será feita a devolução de taxa, mediante informação e cancelamento da inscrição 2 (dois) dias úteis antes da realização do evento, por e-mail (ctreina@sinduscon-mg.org.br). O não comparecimento implicará na perda do valor da inscrição.

Pagamento com boleto – 10% de desconto!