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Normas de Segurança e Saúde do Trabalho e o eSocial

OBJETIVO: conhecer as principais normas de segurança e saúde e como será a transmissão das informações por meio do eSocial.

PÚBLICO-ALVO: profissionais de recursos humanos e de departamento de pessoal, profissionais de segurança e saúde do trabalho e demais interessados.

PROGRAMA:

1 – PCMSO e os Atestados de Saúde Ocupacional (ASO)

– admissional

– periódico

– mudança de função

– retorno ao trabalho

– demissional

2 – Afastamentos por incapacidade: preenchimento no eSocial

– Lei nº 13.135/15 – pagamento de benefícios previdenciários

– atestados médicos – requisitos de validade  e ordem preferencial

– afastamentos por incapacidade e o diagnóstico codificado (CID)

– prestação de informações sobre o monitoramento biológico

– avaliação de nexo técnico: conversão de B31 em B91

– pedido de prorrogação, pedido de reconsideração e reabertura do benefício

– análise dos eventos S-2100, S-2200, S-2220, S-2230, e tabelas correlatas

3 – Riscos ocupacionais e das condições ambientais no trabalho

– mapeamento ambiental: fatores de risco, agentes nocivos e psicossociais no trabalho

– tabela de ambientes do trabalho (arquivo S-1060)

– exposição eventual, intermitente ou permanente

– LTCAT, PPRA e PCMSO: medidas de prevenção e neutralização (EPC/EPI)

– comunicação de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais no eSocial (S-2210)

– análise do evento S-2240 – condições ambientais do trabalho

 – fatores de risco

4 – Insalubridade e periculosidade x aposentadoria especial

– adicionais de insalubridade e periculosidade: bases de cálculo, percentuais e proporcionalidade

– integração na remuneração e possibilidade de supressão

– aposentadoria especial: enquadramento, cálculo, conversão e permanência na atividade

– alíquotas de risco (GIIL-RAT) e a contribuição adicional: novas regras IN RFB 1.453/2014

– análise do evento S-2241 – insalubridade, periculosidade e aposentadoria especial

5 – Comprovação dos riscos, PPP em meio digital e o eSocial.

INSTRUTOR:

RODRIGO DOLABELA

Advogado e sócio da RFD Cursos e Treinamentos, escritório integrante da Unidade de Serviços Jurídicos do Sinduscon-MG. Especialista nas áreas trabalhista e previdenciária, segurança e saúde do trabalho, instrutor de cursos, palestras e treinamentos em todo o País; professor do Senai-MG, da AMIS (MG), SESCON (MG), Sinescontábil (MG), OCEMG (MG), SESCOOP (MT/MS/SC), FIEAC e FIEMG. Palestrante em 2016 do Programa Rotas para o Futuro da FIEMG. Professor convidado do curso de Pós-Graduação de Gestão de Pessoas da FATEC – Faculdade de Tecnologia do SENAI. Professor convidado do Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul (ISAE/FGV – Fundação Getúlio Vargas). Autor de vários artigos jurídicos, com destaque para o “A Inconveniência do Aviso Prévio Trabalhado na Rescisão Contratual”, considerado como jurisprudência selecionada do TST – Tribunal Superior do Trabalho.

Com o objetivo de oferecer oportunidade para todos os nossos associados, as inscrições estão limitadas a 2 participantes por empresa, enquanto houver disponibilidade de vagas. A realização deste curso dependerá do número mínimo de participantes, podendo ser adiado ou cancelado pelo Sinduscon-MG.

ATENÇÃO: No pagamento via boleto bancário, a efetivação da inscrição está condicionada à confirmação de baixa pela instituição financeira. O documento poderá ser pago em qualquer agência bancária ou casa lotérica até o seu vencimento (até 7 dias da data de inscrição).

IMPORTANTE! As inscrições pagas serão confirmadas 2 dias úteis antes da data de início do curso, por e-mail. DEVOLUÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO: Somente será feita a devolução de taxa, mediante informação e cancelamento da inscrição 2 (dois) dias úteis antes da realização do evento, por e-mail (ctreina@sinduscon-mg.org.br). O não comparecimento implicará na perda do valor da inscrição.

Pagamento com boleto – 10% de desconto!