Sinduscon – MG

Notícias

Home / Introdução à Construção Sustentável e às Certificações

01/10/2014. CrŽdito: Gladyston Rodrigues. Brasil. Belo Horizonte - MG. Cartilha Sinduscon-MG.Meio ambiente
Introdução à Construção Sustentável e às Certificações

As edificações sustentáveis oferecem benefícios ambientais, benefícios econômicos e maior aceitação do produto, criando um diferencial competitivo, aumento do valor patrimonial e economia na sua operação. Esse nicho de mercado é hoje um diferencial. Desenvolver soluções que possam reduzir o impacto da construção civil no ambiente é fator de suma importância para o desenvolvimento sustentável no planeta.  A sociedade busca um novo modelo de desenvolvimento no qual o consumo de recursos naturais seja reduzido, bem como seu desperdício. A indústria da construção civil tem grande representatividade nesta mudança e precisará quebrar paradigmas para assimilar a necessidade de se fazer de forma diferente para que o resultado seja melhor para todos e que preserve os recursos para futuras gerações.

OBJETIVO: demonstrar aos profissionais as práticas da construção sustentável e as certificações existentes no mercado, incentivando a disseminação do tema e fomentar esse mercado.

PÚBLICO-ALVO: arquitetos, engenheiros, construtores, incorporadores, gestores públicos, estudantes, profissionais da área de meio ambiente e construção civil.

PROGRAMA:

  1. Contexto histórico
  2. Conceito de Sustentabilidade
  3. O planeta e seus recursos
  4. A Construção Civil e a Sustentabilidade
  5. O desafio da engenharia do século XXI: Barreiras e soluções
  6. Benefícios da Construção Sustentável
  7. Estratégias Sustentáveis
  8. Eficiência Energética
  9. Uso eficiente de recursos hídricos e o reuso da água
  10. Os resíduos da Construção Civil
  11. Conforto Ambiental
  12. Análise de ciclo de vida da edificação
  13. “Greenwashing”
  14. Introdução às certificações ambientais: LEED, AQUA, PBE Edifica.
  15. Estudo de Caso.

Metodologia: aula presencial com conteúdo teórico e exemplos.

INSTRUTORA:

ANA LUCIA CHAGAS BARBOSA SANTOS

Arquiteta e Urbanista, especialista em Edifícios Sustentáveis e desempenho da edificação, profissional LEED AP BD+C. Sócia da Verdi Arquitetura e Sustentabilidade, empresa especializada em projetos sustentáveis e certificações.

Com o objetivo de oferecer oportunidade para todos os nossos associados, as inscrições estão limitadas a 2 participantes por empresa, enquanto houver disponibilidade de vagas. A realização deste curso dependerá do número mínimo de participantes, podendo ser adiado ou cancelado pelo Sinduscon-MG.

ATENÇÃO: No pagamento via boleto bancário, a efetivação da inscrição está condicionada à confirmação de baixa pela instituição financeira. O documento poderá ser pago em qualquer agência bancária ou casa lotérica até o seu vencimento (até 7 dias da data de inscrição).

IMPORTANTE! As inscrições pagas serão confirmadas 2 dias úteis antes da data de início do curso, por e-mail. DEVOLUÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO: Somente será feita a devolução de taxa, mediante informação e cancelamento da inscrição 2 (dois) dias úteis antes da realização do evento, por e-mail (ctreina@sinduscon-mg.org.br). O não comparecimento implicará na perda do valor da inscrição.

Pagamento com boleto – 10% de desconto!