Sinduscon – MG

Notícias

Home / Rotinas de Departamento de Pessoal (Curso Prático)-6ª Turma

Rotinas de Departamento de Pessoal (Curso Prático)-6ª Turma

OBJETIVO: O curso mostrará a prática das rotinas trabalhistas, proporcionando aos participantes o conhecimento e o desenvolvimento prático – passo a passo.

PÚBLICO-ALVO: Estudantes, profissionais das áreas de Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Direito e demais interessados.

PROGRAMA:

01. ADMISSÃO

1.1. Demonstração de admissão por meio FRE/LIVRO e seus acessórios.

02. FOLHA DE PAGAMENTO

2.1. Passo a passo da confecção de uma folha de pagamento mensal, incluindo cálculos;

2.2. Demonstração de como fazer: GPS (Guia da Previdência Social), DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), Guia Contribuição Sindical e SEFIP.

03. FÉRIAS

3.1. Entender o que é período aquisitivo e como fazer a contagem correta;

3.2. Identificar quem tem direito (quantos avos e dias);

3.3. Cálculos de férias com e sem abono, com e sem médias.

04. 13º SALÁRIO

4.1. Entender contagem dos avos de direito;

4.2. Confecção de uma folha de 13º salário.

05. RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO

5.1. Aviso prévio: entender as modalidades de avisos (Trabalhado, Indenizado, Pedido de Demissão e por Justa Causa). E no caso do aviso prévio Indenizado, fazer demonstração de como deverá ser dado baixa CTPS.

5.2. Confecção de rescisões: com menos de um ano de trabalho e com mais de um ano (com e sem médias).

06. TABELAS INSS e IRRF

6.1. Apresentação de tabelas de INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte) e demonstração de como e quando usá-las.

07. RAIS / DIRF / CAGED 7.1. Entender os PGDs – Programas Geradores de Dados – e quando usá-los. RAIS (Relação Anual de Informações Sociais); DIRF (Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte); CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados)

08. FGTS

8.1. Demonstração de como tirar o extrato do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), gerar a GRRF (Guia do Recolhimento Rescisório do FGTS) e a chave da Conectividade Social de cada funcionário;

8.2. Demonstração como fazer GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e informações à Previdência Social) e SEFIP (Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e informações a Previdência Social) da folha de pagamento.

09. Demonstração etapas eSocial doméstico (como cadastrar empregador, funcionário(a), confeccionar folha de pagamento, emitir DAE para quitar os impostos e como fazer gestão eventos trabalhistas – férias e afastamentos).

INSTRUTOR:

ANÍSIO ROCHA DE REZENDE

Gerente de Recursos Humanos da CONSTRUTORA CASTOR LTDA há 06 anos. MBA em Administração Estratégica pela Estácio de Sá, formado em Gestão de Recursos Humanos pela UNATEC. Presidente do Grupo de Intercâmbio da Construção Civil em Recursos Humanos do SINDUSCON-MG – GICC-RH. Autor de artigos na área de Recursos Humanos e Departamento Pessoal nos livros da Coletânea de Artigos da ECX CARD nos anos 2012 e 2013. Atuante como Gestor na área de Departamento de Pessoal e RH desde a década de 80.

OBS: Com o objetivo de oferecer oportunidade para todos os nossos associados, as inscrições estão limitadas a dois participantes por empresa, enquanto houver disponibilidade de vagas. A realização deste curso dependerá do número mínimo de participantes, podendo ser adiado ou cancelado pelo Sinduscon-MG.

ATENÇÃO: No pagamento via boleto bancário, a efetivação da inscrição está condicionada à confirmação de baixa pela instituição financeira. O documento poderá ser pago em qualquer agência bancária ou casa lotérica até o seu vencimento (até 7 dias da data de inscrição).

IMPORTANTE! As inscrições pagas serão confirmadas 2 dias úteis antes da data de início do curso, por e-mail. DEVOLUÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO: Somente será feita a devolução de taxa, mediante informação e cancelamento da inscrição 2 (dois) dias úteis antes da realização do evento, por e-mail (ctreina@sinduscon-mg.org.br). O não comparecimento implicará na perda do valor da inscrição.

Pagamento em boleto com 10% de desconto!