Sinduscon – MG

Notícias

Home / Curso: Gestão de Estoque e Almoxarifado – 12ª turma

Curso: Gestão de Estoque e Almoxarifado – 12ª turma

OBJETIVO: Capacitar os participantes para organizarem áreas de estocagem, tornando-as ágeis, eficazes e confiáveis, otimizando os recursos da empresa. PÚBLICO-ALVO: Almoxarifes, estoquistas e demais profissionais responsáveis pela organização e operação de almoxarifados e depósitos da empresa. PROGRAMA: 1. Conceito de Logística / Missão / Atividades de Logística 2. Dimensionamento e Controle de Estoques 2.1. O que são Estoques, 2.2. Qual o papel dos Estoques, 2.3. Qual a função dos Estoques na Empresa, 2.4. Objetivo da Administração de Estoques, 2.5. Conflitos Interdepartamentais relacionados a Estoques, 2.6. O que fazer na situação de Conflito? 2.7. Principais Problemas (sintomas/queixas) relacionados aos Estoques, 2.8. Políticas de Estoques, 2.9. O problema de Dimensionamento de Estoques. 3. Princípios de Controle de Estoques 3.1. Controle de Estoques Permanente e Periódico. 4. Principais Aspectos no Sistema de Controle de Estoque 5. Principais Tipos de Estoques 6. Classificação ABC dos Itens – Curva ABC – Lei de Pareto 7. Os Principais Custos dos Estoques 7.1. Custos dos Pedidos, 7.2. Custos de Armazenagem, 7.3. Custos de Manutenção, 7.4. Custo Total. 8. Procedimentos / Avaliação Financeira dos Estoques 8.1. Custo Médio, 8.2. PEPS ou FIFO. 9. Atividades Operacionais no Controle de Estoque no Almoxarifado 9.1. Procedimentos de Controle e Organização do Almoxarifado, 9.2. Arranjo Físico do Almoxarifado e Depósito, 9.3. Solicitação de Compras, 9.4. Recebimento de Mercadoria ou Material, 9.5. Requisição de Material, 9.6. Devolução de Produtos. 10. Técnicas de Armazenamento / Estocagem 10.1. Localização de Materiais, 10.2. Movimentação de Materiais, 10.3. Equipamentos para Movimentação de Materiais. 11. Inventário Físico 11.1. Resumo dos Procedimentos para Realização do Inventário Físico, 11.2. Periodicidade de Inventário: Anual x Rotativo. 12. Just In Time – JIT 13. Modelos de Equipamentos de Armazenagem 14. Programa 5S no Almoxarifado 15. Exercícios. INSTRUTOR: ROBSON BARBOSA Mestrando em Administração de Empresas, Bacharel em Ciências Contábeis, Bacharel em Administração de Empresas, Pós-graduado em Auditoria Externa, Graduado em Licenciatura Plena na Formação de Professores, Consultor Organizacional, Auditor Contábil, Instrutor e Palestrante. Atua na área Contábil, Fiscal e Logística. Professor do Curso de Graduação de Administração na UNIFENAS – Universidade José do Rosário Vellano (BH). Professor de Graduação de Administração e Gestão Financeira na Faculdade PITÁGORAS. OBS: Com o objetivo de oferecer oportunidade para todos os nossos associados, as inscrições estão limitadas a dois participantes por empresa, enquanto houver disponibilidade de vagas. A realização deste curso dependerá do número mínimo de participantes, podendo ser adiado ou cancelado pelo Sinduscon-MG. ATENÇÃO: A inscrição somente será efetivada após o pagamento do boleto bancário, até a data de vencimento. Importante! As inscrições pagas serão confirmadas 2 dias úteis antes da data de início do curso, por e-mail. DEVOLUÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO: Somente será feita a devolução de taxa, mediante informação e cancelamento da inscrição 2 (dois) dias úteis antes da realização do evento, por e-mail (ctreina@sinduscon-mg.org.br). O não comparecimento ao evento implicará na perda do valor da inscrição.