Sinduscon – MG

Notícias

Home / Curso: Formação de Compradores, Analista de Suprimentos e Responsáveis pela contratação de Serviços/ Subempreiteiros – 9ª Turma

Curso: Formação de Compradores, Analista de Suprimentos e Responsáveis pela contratação de Serviços/ Subempreiteiros – 9ª Turma

OBJETIVO: O curso visa fornecer aos participantes dados para implantação, operação e fechamento de uma estrutura de compras e suprimentos (material, importações, serviços e equipamentos), através de uma abordagem teórico-prática e de estudos de caso. PÚBLICO-ALVO: Estudantes; profissionais dos cursos de Engenharias Civil, de Produção, Ambiental, de Telecomunicações, Bioenergética; Arquitetos; Administradores de Empresas, enfim, todos que se interessem pelo gerenciamento de aquisições (compras nacionais e internacionais) em um projeto de engenharia e arquitetura. PROGRAMA: 1 – Planejamento dos Contratos e Aquisições: 1.1 Estrutura organizacional necessária para atender às compras, 1.2 Definição das especificações – uso da Tecnologia da Informação, 1.3 Análise do Mercado Fornecedor, 1.4 Fluxo de Caixa e Compras. 2 – Preparação dos Contratos e Aquisições: 2.1 Análise de FAZER ou COMPRAR, 2.2 Análise de ALUGAR ou COMPRAR, 2.3 Seleção dos Fornecedores por linha / tipos de Produtos, 2.4 Preparação dos documentos de Compras, 2.5 Definição dos Tipos de Contrato e Garantias, 2.6 Análise e Detalhamento das Especificações, 2.7 Elaboração de Cronograma para Recebimento de Propostas e Reuniões Técnicas. 3 – Obtenção das Propostas: 3.1 Avaliação das Propostas Técnicas/Comerciais, 3.2 Definição dos Itens a serem Negociados ou Reorçados, 3.3 Tributos em Compras. 4 – Seleção dos Fornecedores: 4.1 Planejamento das Negociações, 4.2 O processo de Negociação, 4.3 Elaboração de novo cronograma e novo fluxo de caixa, 4.4 Fechamentos das operações de Compras. 5 – Gerenciamento dos Contratos e Compras: 5.1 Elaboração dos contratos, 5.2 Coordenação e Acompanhamento dos Contratos e Cronogramas, 5.3 O papel do Diligenciador, 5.4 Contratos e o Novo Código Civil, 5.5 Pleitos: Como rebater, 5.6 Cláusulas Punitivas. 6 – Encerramento dos Contratos e Aquisições: 6.1 Aceitação Provisória e Definitiva, 6.2 Como tratar sobras / sucatas de obra / projetos / resíduos, 6.3 Encerramento administrativo, 6.4 Aspectos Legais. 7 – Exercícios e Práticas: 7.1 Casos Reais. 7.2 Modelos e situações genéricas. INSTRUTOR: JOÃO ANTÔNIO DE ALMEIDA JÚNIOR Engenheiro Civil (UFMG), Administrador de Empresas (UNESA), MBA em Gerenciamento de Projetos (FGV). Possui 20 anos de experiência na indústria da construção civil nas áreas de contratos, aquisições, orçamentação, auditoria, análise e elaboração de claims. OBS: Com o objetivo de oferecer oportunidade para todos os nossos associados, as inscrições estão limitadas a dois participantes por empresa, enquanto houver disponibilidade de vagas. A realização deste curso dependerá do número mínimo de participantes, podendo ser adiado ou cancelado pelo Sinduscon-MG. ATENÇÃO: A inscrição somente será efetivada após o pagamento do boleto bancário, até a data de vencimento. Importante! As inscrições pagas serão confirmadas 2 dias úteis antes da data de início do curso, por e-mail. DEVOLUÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO: Somente será feita a devolução de taxa, mediante informação e cancelamento da inscrição 2 (dois) dias úteis antes da realização do evento, por e-mail (ctreina@sinduscon-mg.org.br). O não comparecimento ao evento implicará na perda do valor da inscrição.