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Curso: Empreendedorismo – Como montar seu próprio negócio

OBJETIVO: Esse curso objetiva oferecer de forma prática e objetiva como ser um empreendedor. Você aprenderá noções de Planejamento Estratégico, Marketing, Gestão Financeira e Logística e as Competências essenciais para a abertura de seu próprio negócio, ajudando-o a administrar de forma eficiente e eficaz. PÚBLICO-ALVO: Profissionais diversos, estudantes, futuros empreendedores interessados em abrir ou reestruturar seu próprio negócio. PROGRAMA: 1 INTRODUÇÃO 1.1 Conceito de Empreendedorismo. 1.2 Características do Comportamento Empreendedor. 1.3 Atitude Empreendedora. 1.4 Como identificar novas oportunidades de Negócio? 1.5 O que é um Plano de Negócio? 2 ELABORAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIO 2.1 Sumário Executivo. 2.2 Dados dos Empreendedores. 2.3 Necessidade, Experiência, Atribuições dos Sócios. 2.4 Aspectos Legais, Jurídico e Tributário na Abertura do Negócio. 2.5 Escolha dos Setores de Atividades. 2.6 Forma Jurídica adotada 2.6.1Empresarial, 2.6.2 Sociedade Ltda. ou S.A., Outros. 2.7 Enquadramento Tributário 2.7.1 Federal, 2.7.2 Estadual, 2.7.3 Municipal. 2.8 Capital Social. 2.9 Fonte de Recursos. 3 PLANO DE MARKETING 3.1 Definições Estratégicas sobre o Negócio 3.1.1 Missão da Empresa, 3.1.2 Visão, 3.1.3 Valores, 3.1.4 Definição do Negócio, 3.1.5 Análise Macro ambiental de Marketing, 3.1.6 Análise SWOT, 3.1.7 Fatores Críticos de Sucesso, 3.1.8 Posicionamento Estratégico (Escolha da Estratégia), 3.1.9 Objetivos Estratégicos e Metas Estratégicas. 3.2 Análise de Mercado 3.2.1Plano de Marketing: Visão sistêmica dos 4 A’s (Análise, Adaptação, Ativação e Avaliação) 3.2.1.1 Análise, 3.2.1.2 Descrição dos principais produtos e serviços, 3.2.1.3 Identificação das características gerais dos clientes (público-alvo), 3.2.1.4 Pesquisa de Mercado e sua Análise, 3.2.1.5 Possíveis Concorrentes e suas características, 3.2.1.6 Estudo dos Fornecedores, 3.2.1.7 Potencial de Mercado, 3.2.1.8 Teste de Conceito, 3.2.2.1 Adaptação, 3.2.2.2 Definição ampliada do Produto, 3.2.2.3 Marca / Logomarca / Slogan, 3.2.2.4 Embalagens e suas Características, 3.2.2.5 Estratégias de Preço, 3.2.2.6 Assistência ao Cliente, 3.2.3.1 Ativação, 3.2.3.2 Praça / Revendedores, 3.2.3.3 Distribuição do Produto, 3.2.3.4 Divulgação do Produto (composto de comunicação), 3.2.3.5 Força de Vendas (estrutura comercial), 3.2.4.1 Avaliação, 3.2.4.2 Resultado dos esforços de Marketing. 4 PLANO OPERACIONAL 4.1 Arranjo Físico. 4.2 Fluxograma do Processo Produtivo. 4.3 Necessidade de Pessoas. 5 PLANO FINANCEIRO 5.1 Investimentos total 5.1.2 Investimentos fixos, 5.1.3 Investimentos pré-operacionais, 5.1.4 Investimentos Financeiros, 5.1.5 Necessidade de capital de giro, 5.1.6 Formação do preço de venda, 5.1.7 Estimativa de faturamento, 5.1.8 Estimativa de compra de matérias-primas, 5.1.9 Estimativa de custos de mercadorias vendidas/serviços, 5.1.10 Estimativa de compra de matérias-primas, produtos acabados, etc. 5.1.11 Estimativa de despesas depreciação, 5.1.12 Estimativa de despesas com pessoal, vendas, administrativas, etc. 5.1.13 Estimativa de compra de matérias-primas. 6 DEMONSTRATIVO DE RESULTADO DO EXERCÍCIO – DRE 6.1 Análise dos índices Contábeis e Financeiros 6.1.1 TIR – Taxa Interna de Retorno, 6.1.2 Payback Simples e Descontado, 6.1.3 Lucratividade, 6.1.4 Ponto de Equilíbrio. 7. EXERCÍCIOS 7.1 Estudo de Caso (elaboração de um Plano de Negócio). 8. AVALIAÇÃO GERAL DO PLANO DE NEGÓCIO. INSTRUTOR: ROBSON BARBOSA Mestrando em Administração de Empresas, Bacharel em Ciências Contábeis, Bacharel em Administração de Empresas, Pós-graduado em Auditoria Externa, Graduado em Licenciatura Plena na Formação de Professores, Consultor Organizacional, Auditor Contábil, Instrutor e Palestrante. Atua na área Contábil, Fiscal e Logística. Professor do Curso de Graduação de Administração na UNIFENAS – Universidade José do Rosário Vellano em Belo Horizonte. Professor de Graduação de Administração e Gestão Financeira na Faculdade PITÁGORAS. OBS: Com o objetivo de oferecer oportunidade para todos os nossos associados, as inscrições estão limitadas a dois participantes por empresa, enquanto houver disponibilidade de vagas. A realização deste curso dependerá do número mínimo de participantes, podendo ser adiado ou cancelado pelo Sinduscon-MG. ATENÇÃO: No pagamento via boleto bancário, a efetivação da inscrição está condicionada à confirmação de baixa pela instituição financeira. O documento poderá ser pago em qualquer agência bancária ou casa lotérica até o seu vencimento (até 7 dias da data de inscrição). IMPORTANTE! As inscrições pagas serão confirmadas 2 dias úteis antes da data de início do curso, por e-mail. DEVOLUÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO: Somente será feita a devolução de taxa, mediante informação e cancelamento da inscrição 2 (dois) dias úteis antes da realização do evento, por e-mail (ctreina@sinduscon-mg.org.br). O não comparecimento implicará na perda do valor da inscrição.

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