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Contabilidade para Não Contadores-4ª Turma

OBJETIVO: capacitar profissionais usuários da Contabilidade, não contadores, contextualizado em uma linguagem de fácil assimilação e compreensão, com aplicabilidade dos conceitos teóricos em práticas contábeis, abrangendo técnicas modernas e compreensíveis. Será abordado desde o Conceito de Contabilidade até a apuração do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício – DRE, de acordo com a Lei das Sociedades Anônimas.

PÚBLICO-ALVO: profissionais das áreas de administração, economia e engenharia que necessitam de informações básicas para um melhor gerenciamento eficiente na área contábil da empresa.

PROGRAMA:

  1. CONTABILIDADE

1.1 Conceito

1.2 Objeto da contabilidade

1.3 Objetivo da contabilidade

1.4 Finalidade e campo de aplicação da contabilidade

  1. PATRIMÔNIO

2.1 Conceitos

2.2 Aspectos qualitativos e quantitativos

2.3 Representações gráfica do Patrimônio

2.4 Equação Patrimonial

2.5 Situação Líquida ou Patrimônio Líquido

2.6 Situações Líquidas Patrimoniais Possíveis:

2.6.1 Ativo maior que o Passivo

2.6.2 Ativo menor que o Passivo

2.6.3 Ativo igual ao Passivo

2.7 Origens e Aplicações de Recursos

2.7.1 Passivo – Origens de Recursos

2.7.2 Ativo – Aplicações de Recursos

2.8 Formação do Patrimônio e suas variações

  1. CONTAS PATRIMONIAIS E CONTAS DE RESULTADOS

3.1 Conceito de Contas Patrimoniais

3.2 Conceito de Contas de Resultados

3.3 Classificação das Contas

3.4 Funções das Contas

3.5 Noções de débito e crédito – funcionamento das contas

3.6 Plano de Contas

3.6.1 Regras importantes na elaboração do plano de contas

3.6.2 Composição do Plano de Contas

3.6.3 Elenco de Contas

3.6.4 Manual de contas

3.6.5 Código e Grau da Conta

  1. ESCRITURAÇÃO

4.1 Conceitos

4.2 Atos e Fatos Administrativos

  1. LIVROS DE ESCRITURAÇÃO

5.1 Classificação dos livros de escrituração

5.1.1 Quanto à utilidade

5.1.2 Quanto à Natureza

5.1.3 Quanto à Finalidade

5.2 Formalidades do livro Diário

  1. MÉTODOS DE ESCRITURAÇÃO

6.1 Método das Partidas Simples

6.2 Método das Partidas Dobradas

  1. LANÇAMENTOS CONTÁBEIS

7.1 Elementos essenciais

7.2 Como elaborar os lançamentos contábeis

7.3 Operações de Abertura da empresa

7.3.1 Constituição ou Subscrição do Capital

7.3.2 Gastos com a organização da empresa

  1. RAZONETE E BALANCETE DE VERIFICAÇÃO

8.1 Contabilização de compra e venda com ICMS e IPI

8.2 Contabilização de ativos fixos, despesas e receitas

8.3 Elaboração do Balancete de Verificação

  1. APURAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO E BALANÇO PATRIMONIAL

9.1 Conceitos do Resultado do Exercício e Balanço Patrimonial

9.2 Roteiro para apuração do Resultado do Exercício

9.3 Apuração do Resultado do Exercício – Lucro ou Prejuízo

9.4 Elaboração do Balanço Patrimonial

  1. DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO – D R E

10.1 Elaboração da Demonstração do Exercício – D R E

11 Análise de Indicadores Econômicos e Financeiros: Para que servem?

INSTRUTOR:

ROBSON BARBOSA

Mestrando em Administração de Empresas, Bacharel em Ciências Contábeis, Bacharel em Administração de Empresas, Pós-graduado em Auditoria Externa, Graduado em Licenciatura Plena na Formação de Professores, Consultor Organizacional, Auditor Contábil, Instrutor e Palestrante. Atua na área Contábil, Fiscal e Logística. Professor universitário na UNIFENAS e no PITÁGORAS, Diretor da BR Logística Ltda.

Com o objetivo de oferecer oportunidade para todos os nossos associados, as inscrições estão limitadas a 2 participantes por empresa, enquanto houver disponibilidade de vagas. A realização deste curso dependerá do número mínimo de participantes, podendo ser adiado ou cancelado pelo Sinduscon-MG.

ATENÇÃO: No pagamento via boleto bancário, a efetivação da inscrição está condicionada à confirmação de baixa pela instituição financeira. O documento poderá ser pago em qualquer agência bancária ou casa lotérica até o seu vencimento (até 7 dias da data de inscrição).

IMPORTANTE! As inscrições pagas serão confirmadas 2 dias úteis antes da data de início do curso, por e-mail. DEVOLUÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO: Somente será feita a devolução de taxa, mediante informação e cancelamento da inscrição 2 (dois) dias úteis antes da realização do evento, por e-mail (ctreina@sinduscon-mg.org.br). O não comparecimento implicará na perda do valor da inscrição.

Pagamento com boleto – 10% de desconto!