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Como elaborar o Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil – 5ª Turma

OBJETIVOS:

GERAL: capacitar as empresas a elaborarem o Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC) e a praticarem a correta gestão dos resíduos de seus empreendimentos.

ESPECÍFICOS:

– Divulgar as regulamentações mais atuais que indicam os caminhos básicos para a correta gestão de resíduos da construção civil;

– Divulgar as etapas da boa gestão de resíduos;

– Orientar a classificação dos tipos de resíduos gerados pelas obras e alternativas para segregá-los;

– Indicar os respectivos tratamentos ou disposições indicados pelas normas técnicas;

– Aumentar o potencial de rentabilidade das empresas através da melhor gestão dos seus resíduos (redução de passivos ambientais, diminuição de perdas, economia de transporte de resíduos, reutilização e reciclagem de materiais).

PÚBLICO-ALVO: engenheiros, arquitetos, tecnólogos e técnicos ligados à construção civil que desejam elaborar ou gerenciar resíduos de obras.

PROGRAMA:

Unidade 1 – 4 horas

Gerenciamento de Resíduos da Construção:

             Impactos da Construção Civil:

                        Impactos Sociais,

                        Impactos Econômicos,

                        Impactos Ambientais,

                        Contribuições para o desenvolvimento sustentável.

            Escala de prioridades para a Gestão de Resíduos da Construção Civil.

            Valores envolvidos na boa Gestão dos Resíduos da Construção Civil:

                        Redução de perdas,

                        Redução de gastos com transportes e destinações,

                        Reutilização de material,

                        Ganho em produtividade,

                        Diminuição de passivos ambientais.

Unidade 2 – 4 horas

Legislações e Normas ligadas a Resíduos da Construção:

            Normas ABNT aplicadas a Resíduos Sólidos,

            Legislações sobre Resíduos Sólidos,

            Normas ABNT aplicadas a Resíduos da Construção,

            Resoluções CONAMA aplicadas a Resíduos da Construção,

            Legislações Municipais aplicadas a Resíduos da Construção,

            Estudo de caso: Legislação do município de Belo Horizonte.

Unidade 3 – 8 horas

Elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil:

             Obrigações Legais para a apresentação do PGRCC.

 PGRCC Informações Básicas:

                        Caracterização da Obra,

                        Materiais e componentes básicos utilizados em cada etapa,

                        Estimativa de geração de resíduos segundo cronograma da obra,

                        Iniciativas para redução/reutilização de resíduos,

                        Acondicionamento identificado, transporte interno e estocagem,

                        Caracterização do transportador e do destinatário Caracterização dos resíduos.

            Modelos de Formulários para apontamentos.

            Plano de capacitação.

Indicadores da Gestão de Resíduos da Construção para a gestão e PBQPH.

Controle de Transporte de Resíduos e destinações, restrições e comprovações legais.

Acompanhamento da Gestão de Resíduos no Canteiro de Obras.

INSTRUTOR:

JOSÉ ALEXANDRE PÉRET DELL’ISOLA

Eng. Civil pela Escola de Engenharia da UFMG. Mestre em Construção Civil com ênfase em Meio Ambiente pela Universidade FUMEC. Consultor em Tecnologia de Resíduos do Centro Mineiro de Referência em Resíduos – Fundação Estadual do Meio Ambiente – FEAM. Professor da pós graduação da FEA da Universidade FUMEC nos cursos Eng. de Segurança do Trabalho, MBA Construções Sustentáveis, Meio Ambiente e Saneamento Ambiental Aplicado e Engenharia de Estruturas. Prof. do Instituto de Engenharia e Tecnologia do Centro Universitário de Belo Horizonte – UniBH nos cursos Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Ambiental. Auditor do Selo de Sustentabilidade Ambiental – PBH pelo Bureau Veritas Certification – BVQI.

Com o objetivo de oferecer oportunidade para todos os nossos associados, as inscrições estão limitadas a 2 participantes por empresa, enquanto houver disponibilidade de vagas. A realização deste curso dependerá do número mínimo de participantes, podendo ser adiado ou cancelado pelo Sinduscon-MG.

ATENÇÃO: No pagamento via boleto bancário, a efetivação da inscrição está condicionada à confirmação de baixa pela instituição financeira. O documento poderá ser pago em qualquer agência bancária ou casa lotérica até o seu vencimento (até 7 dias da data de inscrição).

IMPORTANTE! As inscrições pagas serão confirmadas 2 dias úteis antes da data de início do curso, por e-mail. DEVOLUÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO: Somente será feita a devolução de taxa, mediante informação e cancelamento da inscrição 2 (dois) dias úteis antes da realização do evento, por e-mail (ctreina@sinduscon-mg.org.br). O não comparecimento implicará na perda do valor da inscrição.

Pagamento com boleto – 10% de desconto!