Sinduscon – MG

Notícias

Home / Avançado de Análise de Viabilidade para Loteamentos e Comunidades Planejadas

Avançado de Análise de Viabilidade para Loteamentos e Comunidades Planejadas

A Prospecta Treinamentos Profissionais e Gerenciais estará realizando em São Paulo/SP o Curso de Análise de Viabilidade para Estruturação de Loteamentos Avançado.

Dias: 24 e 25 de agosto de 2017

Horário: 08h30 às 18h

Local: Domore (Av. Paulista, 807, 18° andar, São Paulo/SP).

Link para inscrições:
http://sie.prospecta2i.com.br/

Data limite para inscrições:
Inscrições liberadas até dia 21/08

Sobre o curso:

Site Parceiro

O treinamento é ministrado por Cristiano Rabelo, sócio diretor do Grupo Prospecta Inteligência, possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas-FGV, MBA em Real Estate Development pela University of Southern Califórnia/FGV, graduado em Ciências Contábeis e especialista nas áreas de gerenciamento de projetos, originação e estruturação de empreendimentos, análise de viabilidade e Valuation. Atualmente é professor da Fundação Getúlio Vargas no MBA Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil e Diretor de novos negócios da Prospecta Inteligência Imobiliária, empresa especializada em estudo de viabilidade mercadológica e econômico – financeira para o segmento de Real State. Sua experiência profissional inclui cargo de diretoria em várias empresas do segmento imobiliário e diretoria da divisão econômico-financeira.

A todo momento, os empresários do setor imobiliário buscam entender o melhor modelo de entrada para prospecção de um projeto, visando um único propósito, gerar riqueza.

Os riscos envolvidos são grandes gerando impactos de toda ordem, positivos ou negativos. O que determina a tipologia do impacto está intrinsecamente associado a profundidade do estudo efetivada na originação do projeto. Quando trabalhamos com o parcelamento do solo urbano esse risco aumenta de forma considerável. As diversas normas, diretrizes, decretos e leis, são divergentes entre si, levando a insegurança jurídica e a um processo lento e oneroso.

O curso de Análise de Viabilidade para Loteamentos avançado tem como objetivo principal aprofundar a estrutura de análise do estudo de viabilidade, acrescentando novos cases e com alternativas de simulação de mix de tabelas, securitização para infraestrutura, análise sob a ótica de faseamento do empreendimento, introdução ao de comunidade planejada, além análise da viabilidade com a utilização da ferramenta de análise de sensibilidade ao risco, o que permite entender os fatores críticos de sucesso correlacionando as variáveis críticas do projeto (custo, venda etc.).

Com este treinamento será possível encontrar o melhor modelo de entrada para os empreendedores do loteamento, bem como visualizar os cenários futuros que poderão ser enfrentados. O curso está formatado de forma a gerar valor em curto espaço de tempo, assim, utilizaremos de muita prática através de cases de inteligência, bem como de exercícios com modelagem em planilhas de Excel integradas e dinâmicas.

OBS: Será apresentado o modelo matemático de viabilidade: VINAN II – Modelo totalmente adaptado para simulação de estudos de viabilidade de um loteamento. Temos como diferencial deste treinamento:

Passo a passo para analisar um novo projeto de investimento – Loteamento;

Análise de Risco com a demonstração da utilização de estudos de sensibilidade do projeto;

Exemplos elaborados em planilhas Excel serão disponibilizadas aos participantes;

Material adicional disponibilizado para estudo individual;

Objetivo

Visualizar a melhor alternativa para geração de valor da Gleba, fornecendo informações no tocante à sua viabilidade técnica, econômica e financeira. O estudo servirá de parâmetro para a tomada de decisão pelos proprietários e empreendedores no interesse de desenvolvimento urbanístico de uma gleba.

Público-alvo

Destinado a todos os profissionais das áreas imobiliárias, tais como: Terreneiros, Loteadores, Construtores, Empreendedores, Investidores e Corretores que desejam obter um diferencial competitivo no mercado.

Conteúdo programático

Parte 1: Comunidade e bairros planejados. Um novo olhar para o mercado imobiliário;

  • Bairro x Comunidade Planejada;
  • Impacto das Centralidades Urbanas dentro de um empreendimento;
  • Estruturação Integrada – Conceito de Charretes Parte 2: Avaliação da Absorção mercadológica do empreendimento – Viabilidade Mercadológica
  • Overwil de Inteligência de Mercado Aplicada a prospecção de um loteamento;
  • Definindo a área de influência para análise de um projeto o Loteamento; o Comunidade planejada (criação de múltiplos);
  • Mercado – Demanda x Oferta o Como visualizar a Vocação Imobiliária da Gleba; o Como determinar a capacidade de endividamento máxima de uma demanda? o Qual fator de absorção (demanda / oferta)? o Qual fator de absorção seguro para determinar uma viabilidade mercadológica? o Os 11 Passos para uma análise mercadológica ótima o Simulação – Business War Game. Buscaremos visualizar, dentro de um cenário competitivo, o lançamento de um projeto inovador que tenha alto grau de absorção.
    Parte 3: Avaliação da base econômico-financeira do projeto – Viabilidade Econômico-Financeira
  • Estruturando e Analisando um Fluxo de Caixa de um loteamento o Definição do cronograma do projeto; o Simulando um empreendimento com mix de tabelas (parte à vista e parte à prazo);
  • Análise Estática – Uma visão técnica da eficiência do uso: o LL/VGV – Lucro Líquido x Valor Geral de Venda; o T/VGV – Terreno x Valor Geral de Venda; o ML – Margem de Lucratividade; o CGC-VGV – Custo Geral de Construção x Valor Geral de Venda; o LL/T – Lucro Líquido x Valor Geral de Venda; o AL/AT- Área Líquida x Área Total; o AL/AE – Área Privativa x Área Equivalente.
  • Análise Dinâmica (utilização);
  • Definição de parâmetros de Benchmar. – Neste momento definiremos os critérios mínimos de aceite para determinação da viabilidade estática e dinâmica;
  • Como realizar uma análise do fluxo de caixa de empreendimentos faseados (duas fases);
  • Como analisar a eficiência da recuperação MENSAL do capital investido utilizando a taxa de rentabilidade ROE;
  • Parametrização dos Principais Indicadores Financeiros e Técnicos do Projeto o Visualização do tempo e da Exposição MÁXIMA e MÉDIA de Caixa. Como gerenciar essa variável? Visualizaremos a Visualização média de caixa, bem como o tempo de início da recuperação do capital;
  • Gerenciando Retorno dos Investidores – ROE a valor presente;
  • Como realizar o ACOMPANHAMENTO da viabilidade. Trabalhando com o projeto na Linha do tempo.
  • Qual melhor estratégia de captação de recursos (funding)? (Cálculo na prática) o Visualização da Securitização (possibilidade de estruturação para financiamento da Infraestrutura); o Empréstimos junto a um fundo de investimentos; o Parceria; Em todo processo será possível analisar a Modelagem do fluxo de caixa consolidado do projeto (Proprietário do terreno, loteador, investidor); o Fluxo de caixa do Projeto (SPE) o Fluxo de Caixa do Loteador/Empreendedor; o Fluxo de Caixa do Terreneiro (proprietário do terreno); o Fluxo de caixa do Investidor; Parte 4: Análise de Sensibilidade ao Risco do Empreendimento.

Nesta parte do treinamento será feita uma apresentação de como podemos gerenciar os riscos envolvidos em um novo projeto de investimento. Serão detalhadas algumas técnicas para identificar a probabilidade de sucesso do empreendimento inclusive com a utilização do Método de Monte Carlo.
Como qualificar o risco envolvido antes de prospectar um loteamento?
Como gerenciar os riscos envolvidos no planejamento de lançamento do loteamento?
Qual diferença entre assumir o risco e correr o risco?
Aceitar ou não uma parceria? Uma abordagem inicial sobre risco.
Como definir as variáveis de maior sensibilidade utilizando o Gráfico Tornado;
Como fazer uma análise se sensibilidade utilizando a função Atingir Meta;
Como realizar Sensibilidade utilizando. O Solver para definir um cenário crítico dentro do projeto;
Como realizar uma análise de sensibilidade cruzada utilizando a tabela de hipóteses. Buscaremos entender se o projeto continua viável se as variáveis críticas do projeto modificarem (preço, custo). Conseguimos estabelecer o melhor modelo de entrada que maximize a geração de riqueza para o empreendedor.
Apresentação essencial da técnica de simulação de Monte Carlo
Qual a probabilidade do VPL ser maior do que zero? Qual a probabilidade da TIR ser superior ao custo do capital? O que é uma simulação de Monte Carlo.
Como estruturar as planilhas para simulação.
Como definir as variáveis e parâmetros estatísticos.
Como fazer uma simulação de cenários.
Conclusões e Resultados.
Observe que este treinamento não mostra os recursos isoladamente, mas os apresenta em forma combinada, para que os usuários se capacitem a construir rapidamente planilhas inteligentes.