Sinduscon – MG

Notícias

Home / Coronavírus: orientações de prevenção para famílias e empresas

Coronavírus: orientações de prevenção para famílias e empresas

Fonte: Fiemg

Como você tem acompanhado nos noticiários, o Coronavírus (COVID-19) tem casos registrados em diversos países e também no Brasil. É importante ficar atento para as orientações sobre a prevenção da doença emitidas pelo Ministério da Saúde.

Para ajudá-lo, a Fiemg preparou o conteúdo abaixo com várias informações sobre o vírus, como evitá-lo e orientações direcionadas para as indústrias e para as famílias.

O que são os coronavírus?

São uma grande família viral, conhecidos desde meados dos anos 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em outros animais. Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderada, semelhantes a um resfriado comum. A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças mais propensas a se infectarem.

Em 31 de dezembro de 2019, na cidade de Wuhan, na província de Hubei, na China, ocorreu um conglomerado de 27 casos de síndrome respiratória aguda, dos quais sete foram relatados como graves. Foi identificado tratar-se de um novo vírus que foi denominado novo coronavírus (SARS-CoV-2).

Sintomas

O Coronavírus pode ser confundido com uma gripe comum. Os principais sintomas são: febre, tosse e dificuldade de respirar. Eles podem aparecer até 12 dias após o contato com o vírus.

Transmissão

A transmissão ocorre pelo contato com secreções contaminadas como gotículas de saliva, espirros, tosse, catarro, toque ou aperto de mão, além do contato com objetos ou superfícies contaminadas seguido de contato com a boca, nariz e olhos.

Prevenção

Até o momento não há vacinas nem tratamento específico. Porém, existem medidas que podem ser tomadas para evitar a ploriferação do vírus:

  • Lave as mãos com frequência, com água e sabão, ou higienize com álcool gel 70%.
  • Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.
  • Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas e fique em casa até melhorar.
  • Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos com água e sabão.
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
  • Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados.

A Fiemg preparou e-books informativos para orientar indústrias e sociedade a entenderem mais sobre o Coronavírus (COVID-19) a se prevenirem. Acesse os e-books clicando nos links a seguir: