Notícias

Home / Notícias / Copom mantém Selic inalterada na última reunião do ano

Copom mantém Selic inalterada na última reunião do ano

Fonte: CBIC

Conforme aguardado pelos analistas de mercado financeiro, o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, manteve, pela terceira vez consecutiva, a taxa Selic em 2% ao ano. A referida taxa é a menor desde o início do sistema de metas inflacionárias no Brasil, em 1999.

“A manutenção da Selic acontece diante de um cenário com atividade econômica mais intensa do que a observada no auge da crise provocada pela pandemia”, destaca a economista do Banco de Dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e assessora econômica do Sinduscon-MG, Ieda Vasconcelos.

A produção da indústria brasileira, por exemplo, conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrou incremento pelo sexto mês consecutivo em outubro e apresentou alta de 1,1% na comparação com o mês anterior.

Desta forma, a produção industrial acumulou crescimento de 39% no período de seis meses e recuperou as perdas observadas nos meses de março e abril. O patamar de atividades do segmento já está 1,4% superior ao observado em fevereiro. Mas vale destacar que no acumulado do ano a indústria nacional ainda acumula queda de 6,3% em suas atividades.

Em outubro o segmento registrou crescimento em oito dos 15 locais que são pesquisados.

Veja a íntegra da análise no Informativo Econômico do Banco de Dados da CBIC.

Votar: