Sinduscon – MG

Notícias

Home / Construtores mineiros recuperam a confiança em agosto

Construtores mineiros recuperam a confiança em agosto

O Índice de Confiança do Empresário da Indústria da Construção de Minas Gerais – ICEICON-MG – aumentou 6,0 pontos ante julho (45,6 pontos) e atingiu 51,6 pontos em agosto, voltando a mostrar empresários confiantes. Essa foi a quarta elevação seguida do indicador após o recuo histórico ocorrido em abril, quando marcou 34,1 pontos. O índice também ultrapassou sua média histórica (50,2 pontos), em 1,4 ponto. Na comparação com agosto de 2019 (55,7 pontos), o indicador recuou 4,1 pontos. O ICEICON nacional cresceu 7,7 pontos entre julho (46,3 pontos) e agosto (54,0 pontos), mostrando que os construtores retomaram a confiança.

O ICEICON-MG é resultado da ponderação dos índices de condições atuais e de expectativas, que variam de 0 a 100 pontos. Valores acima de 50 pontos apontam percepção de melhora na situação atual e expectativa positiva para os próximos seis meses, respectivamente.

Após registrar cinco quedas consecutivas, o componente de condições atuais aumentou pelo segundo mês seguido, marcando 42,3 pontos em agosto. O resultado demonstrou menor insatisfação dos empresários do setor com as condições das economias brasileira e mineira, e das suas empresas. O indicador ficou 7,7 pontos acima do apurado em julho (34,6 pontos); e foi 6,7 pontos inferior ao de agosto de 2019 (49,0 pontos).

O componente de expectativas apontou construtores otimistas quanto às condições das economias brasileira e mineira, e dos seus negócios, nos próximos seis meses. O índice alcançou 56,3 pontos em agosto, elevação de 5,2 pontos frente a julho (51,1 pontos). O resultado ficou 2,8 pontos abaixo do verificado em agosto de 2019 (59,1 pontos).

———————————————————————————————

Saiba mais

O Índice de Confiança do Empresário da Indústria da Construção de Minas Gerais (ICEICON MG) é elaborado pela Gerência de Estudos Econômicos da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon MG).