Sinduscon – MG

Notícias

Home / Cenário político do Brasil foi tema do Fim de Tarde Sinduscon-MG

O estrategista político, Márcio Coimbra, abordou o contexto histórico como um dos motivos do resultado nas urnas para presidente do Brasil - Imagem: Cristiane Mendonça / Sinduscon-MG
Cenário político do Brasil foi tema do Fim de Tarde Sinduscon-MG

O Fim de Tarde Sinduscon-MG desta terça-feira (30) reuniu, no restaurante Vila Árabe, os dirigentes de empresas associadas para ouvirem a palestra do estrategista político Márcio Coimbra. Com mais de 20 anos de experiência na política nacional e internacional e mestre em Ação Política pela Universidad Rey Juan Carlos, na Espanha, o profissional abordou a atual conjuntura política relacionada ao contexto histórico do Brasil.

Coimbra defendeu a tese de que, em média, a cada 30 anos se reconfigura o quadro político brasileiro. E citou como exemplo os anos de 1889 em que ocorreu a Proclamação da República, 1930 com a ascensão de Getúlio Vargas, 1960 a eleição de Jânio Quadros, 1989 a vitória de Collor e 2018 a eleição de Jair Bolsonaro.

O estrategista também fez referência à insatisfação popular evidenciada nas manifestações de 2013. “Quando todo mundo foi para a rua, o que o povo estava se perguntando? 2013 significava a decepção do brasileiro com a Constituição de 1988. Significava que: eu tenho direito à saúde, mas eu não tenho. Está lá que eu tenho direito à educação, mas eu não tenho. Tem um grande esquema armado contra mim ali, foi o que brasileiro pensou. O sistema está apodrecido e eu quero mudança. Mudança de quê? Mudança de tudo!”, avaliou.

Cenário, que segundo Coimbra, foi um dos motivos que contribuíram para eleição de Bolsonaro, “um político representante da Direita desorganizada”, como “uma reação natural da sociedade”. O palestrante também acredita que os fatos recentes internacionais, como a eleição de Donald Trump nos EUA, a saída do Reino Unido da União Europeia, chamada de Brexit, aliado à chegada de um novo ciclo de 30 anos na política nacional, também compuseram o cenário que culminou no resultado da eleição presidencial brasileira.

Márcio também abordou os nomes e o planejamento, nos primeiros 100 dias de governo, que configuram a equipe de Bolsonaro como presidente eleito. Entre eles, citou a agenda liberal e o perfil centralizador de Paulo Guedes, futuro ministro da Economia, além de fazer análises sobre os nomes que ocupam o núcleo militar, empresarial e evangélico que circundam Bolsonaro.

A apresentação completa de Márcio Coimbra está disponível para os associados do Sinduscon-MG na Biblioteca Virtual por meio de login e senha. Acesse aqui>>

Veja abaixo vídeo da apresentação de Márcio Coimbra:

Veja abaixo as fotos do evento:

Fim de Tarde Sinduscon-MG - Outubro 2018