Sinduscon – MG

Notícias

Home / CBIC promove workshops para análise crítica da Norma de Desempenho

CBIC promove workshops para análise crítica da Norma de Desempenho

Fonte: CBIC

Uma série de workshops está sendo realizada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e pelo Senai Nacional para subsidiar a futura revisão da Norma de Desempenho (ABNT NBR 15575). Todos os eventos, fechados a convidados, estão sendo transmitidos ao vivo pela página no Facebook da CBIC Brasil. É possível também rever os últimos workshops transmitidos. Entre eles, sobre desempenho acústico (vedações verticais), desempenho térmico e lumínico e segurança contra incêndio.

Saiba mais: A Norma de Desempenho – ABNT NBR 15575 – em sua versão 2013 completou cinco anos de publicação no último dia 19 de fevereiro. Neste período, a aplicação prática em empreendimentos residenciais de todos os segmentos de mercado propiciou a identificação de pontos de melhoria em alguns requisitos e critérios das seis partes, que garantirão maior aperfeiçoamento técnico, precisão de fundamentos e segurança jurídica ao setor da construção civil imobiliária. A CBIC e o Senai Nacional, com a correalização do SindusCon-SP e do Secovi-SP, iniciaram um trabalho conjunto para que, com a maior participação possível dos agentes diretamente envolvidos na aplicação da norma, se possa identificar os referidos pontos de melhoria. Não é pretendida uma revisão irrestrita, mas focada em itens cuja prática e estágio tecnológico atuais, organização de mercado e disponibilidade de conhecimento, de projeto e construção, demonstraram que requerem aperfeiçoamentos.

Estão sendo realizadas ações específicas, dentre elas a consulta às principais entidades e instituições que trabalham com a abordagem de desempenho, com a aplicação da norma ou com serviços e produtos diretamente relacionados à sua aplicação às edificações residenciais. Outra ação é a realização de quatro workshops focados nos temas das seis partes da norma.