Sinduscon – MG

Notícias

Home / Confiança dos construtores é a mais elevada para janeiro em nove anos

Confiança dos construtores é a mais elevada para janeiro em nove anos

O Índice de Confiança do Empresário da Indústria da Construção de Minas Gerais (ICEICON-MG) – atingiu 61,9 pontos em janeiro, crescimento de 2,8 pontos na comparação com dezembro (59,1 pontos). O resultado mostrou empresários confiantes pelo nono mês seguido, com indicador acima dos 50 pontos – limite entre confiança e falta de confiança. Na comparação com janeiro de 2019, o índice também aumentou 2,8 pontos e foi o mais elevado para o mês em nove anos. O ICEICON nacional registrou 64,0 pontos em janeiro, avanço de 0,9 ponto em relação a dezembro (63,1 pontos), e apontou construtores confiantes.

O ICEICON-MG é resultado da ponderação dos índices de condições atuais e de expectativas, que variam de 0 a 100 pontos. Valores acima de 50 pontos apontam percepção de melhora na situação atual e expectativa positiva para os próximos seis meses, respectivamente.

O componente de condições atuais melhorou pela sétima vez consecutiva e cresceu 0,2 ponto entre dezembro (55,9 pontos) e janeiro (56,1 pontos). O indicador mostrou que os construtores estão mais satisfeitos com as condições da economia mineira e de suas empresas. O índice ficou expressivos 6,2 pontos acima do apurado em janeiro de 2019 (49,9 pontos) e foi o maior desde junho de 2011 (58,9 pontos).

O componente de expectativas alcançou 64,8 pontos em janeiro, elevação de 4,4 pontos frente a dezembro (60,4 pontos), e apontou otimismo dos empresários pelo 16º mês seguido. Os construtores mostraram que estão com perspectivas positivas com relação às economias do país e do estado e às suas empresas para os próximos seis meses. O índice foi 1,1 ponto superior ao de janeiro de 2019 (63,7 pontos) e o melhor para o mês em oito anos.

—————————————————

Saiba mais

O Índice de Confiança do Empresário da Indústria da Construção de Minas Gerais (ICEICON MG) é elaborado pela Gerência de Estudos Econômicos da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon MG).