Quinta-feira, 25 de Abril de 2024 Sinduscon MG
ÁREA DO ASSOCIADO | Sair
12/09/2016

Sinduscon-MG coordena workshop sobre implantação de projetos

Com o objetivo de debater ações proativas para elevar o nível de sucesso na implantação de projetos industriais, no próximo dia 22 de setembro, será realizado,na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), o Workshop “Implantação de Projetos Industriais – Da Viabilidade ao Start-up”. O evento é mais uma iniciativa do Fórum Nacional das Empresas Prestadoras de Serviço, sediado na Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e presidido pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG).O Workshop é um desdobramento do painel realizado este ano pelo Fórum, na 88º edição do EncontroNacional da indústria da Construção (Enic), que discutiu a transparência nas relações como fator de sucesso na implantação de projetos.


Criado há quatro anos, o Fórum tem como missão contribuir para elevar a maturidade das empresas que atuam na Indústria da Construção e, por consequência, aumentar o nível de sucesso na implantação de projetos.Essas discussões tornam-se cada vez mais necessárias, considerando que no atual período de baixa demanda as empresas precisam reforçar a troca de conhecimento para viabilizar novos investimentos, reiniciar projetos paralisados e, como resultado, contribuir para a retomada do crescimento do setor e para a geração de emprego e renda.


O Workshop“Implantação de Projetos Industriais – Da Viabilidade ao Start-up”reunirá empresas líderes no segmento da Construção Industrial para discutir sobre todo o ciclo de implantação de projetos, dividido em três fases: Engenharia;Formação de Preços; e Construção e Montagem. Estarão presentes representantes de grandes empresas empreendedoras, comoVale, Anglo American,VLI, Ferrous, CCR Engelog, entre outras, além de instituições como o Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco).



As palestras, seguidas de debates, serão mediadas pelo vice-presidente de Obras Industriais e Públicasdo Sinduscon-MG, Ilso José de Oliveira. À frente da exposição sobre a Fase de Engenharia estará o ex-diretor de Engenharia Brasil da Gerdau, Daniel Mesquita. Em seguida, para o debate,foram convidados o gerente-geral da Ausenco, Ricardo Fabel, o presidente da ECM, Carlos Eduardo, o diretor-presidente da CCR Engelog, Roberto Avelino, o gerente-geral de Engenharia da Usiminas Mineração, Maurício Gregory, o gerente-geral de Engenharia da VLI, Fabio Luís Savoia,e o presidente do Sinaenco-MG, Lucas Ribeiro Horta.


A palestra sobre a Fase de Formação de Preços será realizada pelo gerente de Projetos da Reta Engenharia, Henrique César Rodrigues de Alvarenga. Essa etapa terá como debatedores odiretor de Projetos Correntes da Vale, Marcelo Chiabi, o diretor-presidente da Milplan, Leonardo Mendes, o diretor comercial da Fortes Engenharia, Ricardo Abrahão Netto, o diretor de Implantação de Projetos da Ferrous, Lênin Porto Mendes, e o diretor do Sinduscon-GO, Cesar Mortari.


Na última etapa do evento, o ex-diretor de Implantação de Projetos da Vale e da Anglo American, Fábio Lage, realizará uma exposição sobre a Fase de Construção e Montagem, com foco também na integração, que abrange as três fases. Comporão o time de debatedores o presidente da MBR, Luiz Fernando Pires, o diretor-presidente da MIP Engenharia, Iomar Tavares da Cunha, o diretor de Projetos da Anglo American, Alberto Vieira, a superintendente de Implantação de Projetos da Cemig, Mônica Neves Cordeiro, e o diretor de Obras Corporativas do Sinduscon-ES, Adriano Alves.


As discussões terão foco na importância de se integrar todas essas etapas,atribuindo à gestão compartilhada a criação de uma sinergia entre contratantes e contratados em benefício do empreendimento. O evento estimulará o debate sobre as tendências do setor, soluções e casos de sucesso, além de contribuir para que a troca de experiências e conhecimento facilite a tomada de decisões. 


Informações gerais:
Data: 22 de setembro de 2016
Horário: 09h30 às 18h
Local: Sede da Fiemg – Auditório – 4º andar (Av. do Contorno, 4456 – Funcionários – BH)
Inscrições: 3253-2666