Sexta-feira, 27 de Novembro de 2020 Sinduscon MG
ÁREA DO ASSOCIADO | Sair
14/09/2016

Congresso do Sinduscon-MG discute inovações e novas tecnologias na Construção Civil

Nos dias 08 e 09 de setembro, o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) promoveu o 15º Congresso Sinduscon-MG de Materiais, Tecnologia e Sustentabilidade na Construção. No segundo dia, o painel Inovação Tecnológica/Desempenho reuniu agentes do setor da Construção para debater soluções que aumentam a produtividade no setor, bem como a sustentabilidade e de desempenho das edificações.


Cerca de 170 pessoas acompanharam os trabalhos que começaram com a palestra de Lilian Sarrouf, da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), que falou sobre boas práticas para entrega de empreendimentos ao cliente final. Em seguida, Eduardo Arantes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), falou sobre projetos em plataforma BIM, que possibilita ter uma perspectiva completa de toda a edificação, inclusive com estimativas de desempenho.


Na parte da tarde, Vera Hachich, da Tesis, mostrou casos e o comportamento de sistemas de construção no Brasil, destacando que os projetos devem estar atentos às condições que podem comprometer a durabilidade de materiais e sistemas. Já Fúlvio Vittorino, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT), reforçou que é preciso uniformizar amostras de materiais e sistemas, bem como conscientizar fabricantes e capacitar arquitetos para que os projetos estejam alinhados com as diretrizes da Norma de Desempenho NBR 15.575.


Ressaltando a importância da durabilidade dos sistemas e edificações, Luciana Oliveira, também do IPT, afirmou que para ser sustentável, um empreendimento precisa ser durável. Deste modo, haverá sempre a necessidade de se aprimorar os projetos e de se usar produtos e materiais que tenham o seu comportamento já analisado.


No encerramento, o vice-presidente da Área de Materiais, Tecnologia e Meio Ambiente do Sinduscon-MG e presidente do Seconci-MG, Eduardo Henrique Moreira, e o 1º vice-presidente do Sinduscon-MG, Geraldo jardim Linhares Júnior, agradeceram aos participantes e destacaram que é a união que possibilitará aprimorar as atividades do setor da Construção Civil.


O 15º Congresso Sinduscon-MG de Materiais, Tecnologia e Sustentabilidade na Construção foi uma realização do Sinduscon-MG e do Senai-MG, com o apoio do Seconci-MG e Sebrae e teve o patrocínio de Amanco, Alfa Alumínios, Alternativa Caçambas, Bloco Sigma, Brasilit, Clamper e Palco Saint-Gobain.


Leia também: Sinduscon-MG realiza o fórum para debater desempenho em edificações habitacionais


Veja mais fotos