Sinduscon – MG

Notícias

Home / Apesar da queda em junho, construção mantém confiança

Apesar da queda em junho, construção mantém confiança

O Índice de Confiança do Empresário da Indústria da Construção de Minas Gerais (Iceicon-MG) – caiu 1,2 ponto frente a maio (52,0 pontos) e marcou 50,8 pontos em junho, influenciado pela redução das expectativas para os próximos seis meses. O indicador aproximou-se da linha divisória dos 50 pontos, que separa confiança da falta de confiança, o que significa que a confiança está menos disseminada entre os empresários do setor. Vale ressaltar que o índice chegou a alcançar 62,9 pontos em fevereiro – melhor resultado desde agosto de 2011 – mas nos últimos quatro meses acumulou recuo de 12,1 pontos. O indicador foi 7,7 pontos superior ao verificado em junho de 2018 e o mais elevado para o mês em sete anos. O Iceicon nacional, por sua vez, cresceu 1,2 ponto em junho (57,0 pontos), na comparação com maio (55,8 pontos).

O Iceicon-MG é resultado da ponderação dos índices de condições atuais e de expectativas, que variam de 0 a 100 pontos. Valores acima de 50 pontos apontam percepção de melhora na situação atual e expectativa positiva para os próximos seis meses, respectivamente.

O índice de condições atuais ficou inalterado entre maio e junho, com 42,6 pontos. Ao permanecer abaixo dos 50 pontos, o indicador apontou empresários da Construção insatisfeitos com as condições atuais de negócio pelo quarto mês seguido. No entanto, o índice foi 5,6 pontos superior ao verificado em junho de 2018 (37,0 pontos) e o melhor para o mês em seis anos.

O indicador de expectativas para os próximos seis meses recuou 1,9 ponto em relação a maio (56,8 pontos), registrando 54,9 pontos em junho. Apesar das perspectivas continuarem positivas pelo nono mês seguido, houve um arrefecimento do otimismo dos empresários, conforme queda de 11,1 pontos acumulada pelo índice ao longo do primeiro semestre do ano. O resultado foi 8,6 pontos superior ao de junho de 2018 (46,3 pontos) e o mais elevado para o mês em sete anos.

Gráficos – O material que ilustra os dados da pesquisa pode ser conferido no anexo.