Sinduscon – MG

Notícias

Home / 18º Congresso Sinduscon-MG de Materiais, Tecnologia e Sustentabilidade na Construção reúne mais de 180 pessoas em BH

18º Congresso Sinduscon-MG de Materiais, Tecnologia e Sustentabilidade na Construção reúne mais de 180 pessoas em BH

Realizado no dia 18 de setembro, o “18º Congresso de Materiais, Tecnologia e Sustentabilidade na Construção”, reuniu mais de 180 pessoas no auditório do Sebrae-MG. O evento integrou a programação do Minascon 2019, evento unificado da construção civil que reúne empresas e fornecedores do segmento.
Na abertura, o presidente do Sinduscon-MG Dr. Geraldo Jardim Linhares Junior ressaltou a importância do evento, que já se consolidou no calendário institucional do setor. “Chegamos à décima oitava edição do Congresso debatendo temas importantes: a entrega do empreendimento e a gestão do relacionamento com o cliente – o pós-obra, uma grande preocupação da construção civil; e a sustentabilidade, com o atendimento às normas de desempenho e novas diretrizes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) a respeito do transporte de resíduos”, destacou Dr. Geraldo.
Dr. Eduardo Moreira, vice-presidente de Materiais, Tecnologia e Meio Ambiente da entidade, fez um breve panorama das edições anteriores do congresso e destacou a motivação que leva o Sinduscon-MG a realizá-lo todos os anos: “Por meio dele, as empresas associadas e os profissionais têm a oportunidade de ter conhecimento, de forma privilegiada, sobre temas de inovação, normatização, produtividade, gestão de projetos, processos e pessoas, industrialização e outros, apresentados por especialistas de grande competência.”

Norma de desempenho, pós-entrega e sustentabilidade
Os primeiros palestrantes do evento foram Paulo Andery e Patrícia Barbosa, da GGPD. Eles abordaram o uso, operação e gestão de manutenção de edificações para atendimento à Norma de Desempenho. Na sequência, Marina Azevedo, do Studio Arquitetas, ressaltou um tema essencial para as empresas do setor: a questão das boas práticas na elaboração do Manual do Proprietário, em conformidade às normas técnicas. “O manual reúne as informações necessárias para orientar as atividades de conservação, uso e manutenção da edificação e operação dos equipamentos. Sua elaboração deve seguir as orientações e critérios contidos na NBR 13037/11 e as informações devem ser apresentadas de forma que o proprietário consiga entender o conteúdo com facilidade”, afirmou.
Já a arquiteta Juliana Nardy ressaltou a importância do relacionamento e assistência pós-entrega. “Estamos na era da valorização da experiência do cliente. É preciso oferecer uma experiência multicanal, acompanhá-lo em toda a sua jornada a partir do momento que compra o imóvel. Dessa forma, é possível ter um feedback mais efetivo sobre a percepção que ele tem em relação ao produto e à marca.”
Um dos destaques do “18º Congresso”, a assessora jurídica do Sinduscon-MG, Agnes Akagui, abordou as responsabilidades e direcionamentos legais do construtor e dos usuários de edificações. “Como agentes impulsionadores do desenvolvimento do Brasil, os profissionais da construção civil têm de adotar as melhores práticas para entregar os melhores resultados. Cuidar do empreendimento, desde quando ele é concebido, é agregar valor à própria marca e conquistar a confiança dos consumidores”, disse Agnes.
Wesley Galvão, da Pontal Engenharia, apresentou estudo de caso da empresa mostrando como a adoção de produção mais limpa e sustentável com resíduo zero em canteiro de obras vem tornando a Pontal referência no setor. O 18º Congresso ainda contou com palestras de Lilian Sarouf, consultora CMA/CBIC, destacando a importância o uso, a conservação e o aproveitamento de água em edificações, com atendimento às normas técnicas da ABNT. Logo após a apresentação de Lilian, Luis Capanema, da MRV, destacou o uso de energia solar em edificações. A empresa tem um compromisso desafiador: que todos os seus novos projetos tenham um sistema de energia solar fotovoltaica devidamente instalado.
O evento foi fechado com um debate, com mediação dr. Fernando Fogli, diretor técnico ambiental do Sinduscon-MG, seguido do lançamento do “Prêmio Sinduscon-MG de Boas em Gerenciamento de Resíduos em canteiro de Obras”.

CONFIRA AS FOTOS DO EVENTO no Flickr do Sinduscon-MG: http://bit.ly/minascon-2019